Família Pitanga nos apresenta ‘Malês’, baseado em fatos históricos, retrata o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil.
Após pré-estreia no Festival do Rio 2024 e estreia nacional no festival Maranhão na Tela, ‘Malês‘ tem data para estreia comercial em todo o país. Camila Pitanga e Rocco Pitanga estrelam neste longa sobre resistência e a luta por liberdade, que além de retratar insurreição de negros muçulmanos contra a escravidão, marca o retorno de Antônio Pitanga à direção 46 anos após seu primeiro longa, ‘Na Boca do Mundo‘ (1979).

Revolta dos Malês
A Revolta dos Malês foi uma das mais importantes insurreições de pessoas escravizadas no Brasil. Em 1835, em Salvador, na Bahia, negros africanos muçulmanos escravizados e libertos combateram pela liberdade e contra a opressão religiosa. A rebelião aconteceu no final do Ramadã, celebrado em janeiro pelo Islã. Porém, a revolta falhou, os manifestantes receberam punições severas e a violência contra os negros no Brasil se intensificou.
Sob o mesmo ponto de vista histórico, Antônio Pitanga e todo o time de produção do longa trazem essa memória para as telonas e utilizam os outros nomes reais envolvidos na rebelião, como Ahuna (Rodrigo de Odé) e Manoel Calafate (Bukassa Kabengele). Além disso, o filme também apresenta dramas reais com personagens fictícios à história, sendo eles Sabina (Camila Pitanga) e Dassalu (Rocco Pitanga). Antônio está imerso no projeto de seu retorno, além de dirigir, atua como Pacífico Licutan, um líder que destacava a importância da colaboração entre tribos e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão.

Dois jovens do Islã, prestes a se casar, são brutalmente arrancados de seu país natal na África e escravizados no Brasil. Separados pelo destino, eles lutam para sobreviver e se reaproximar durante a Revolta dos Malês, o maior levante de escravizados na história brasileira. O filme é produzido por Flávio Ramos Tambellini da Tambellini Filmes, com associação de Cacá Diegues e Lázaro Ramos, em coprodução com a Globo Filmes. Por fim, o longa estreia em 2 de outubro em todo o país.