CAPIVARA-HEADER-1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Milton Bituca Nascimento” é uma ode ao legado de um dos grandes mestres da música brasileira

Dirigido por Flávia Moraes, “Milton Bituca Nascimento” acompanha a turnê de despedida do cantor, que passou pelo mundo inteiro. O filme foi gravado ao longo de dois anos e mescla imagens dos bastidores, depoimentos de amigos, fãs e admiradores. Além disso, ele conta um pouco mais sobre a história de Milton.

Acaba de chegar aos cinemas o documentário “Milton Bituca Nascimento“. De forma envolvente, o longa acompanha a última turnê do cantor, que passou por várias cidades brasileiras. Além, é claro, de países como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal. Desde o início, o filme mostra como Milton é querido tanto nos círculos artísticos que frequenta, quanto por seus fãs. Estes, aparecem cantando suas músicas a plenos pulmões, em uma emoção que contagia o espectador. Com a tocante narração de Fernanda Montenegro, o filme é um mergulho profundo no universo de “Bituca“, desde sua história de vida até suas performances.

O documentário também conta com depoimentos de gigantes do mundo do entretenimento, como Spike Lee, Quincy Jones, Chico Buarque e Ivan Lins. Que compartilham histórias pessoais com o cantor e demonstram grande admiração por seu trabalho e pela pessoa que ele é.

Um dos testemunhos mais emocionantes é o de Esperanza Spalding, jovem musicista norte-americana que tem despontado na cena jazz do país nos últimos anos. Em 2024, ela e Milton lançaram o álbum “Milton + Esperanza“, que concorreu na categoria “Melhor Álbum de Jazz Vocal” no Grammy 2025. Na ocasião, a cantora criticou a produção do evento, que negou uma cadeira em sua mesa (na área VIP) ao cantor.

Os diferenciais e o que falta

Um dos grandes diferenciais do documentário é que ele é capaz de agradar tanto a músicos e profissionais da indústria quanto a leigos. Com suas conversas interessantíssimas sobre acordes simples e melodias complexas, o diferencial das melodias de Milton, bem como as circunstâncias de vida que moldaram Nascimento e o trouxeram para os palcos, o filme tem um ponto alto para todo tipo de público.

Talvez, as únicas ressalvas que possamos fazer é sobre algumas das escolhas estilísticas da diretora do longa. Bem como sobre a organização do filme como um todo. Apesar do próprio Milton ser um potente fio narrativo que conecta todos os trechos e os transforma em um material coeso, o longa não possui uma linearidade. A constante oscilação entre depoimento, trecho de show, história de vida, e que não segue uma ordem pré-definida, pode confundir um pouco o espectador. A escolha estilística de colocar falas sobrepostas de Milton em várias das vezes em que ele aparece, também atrapalham o espectador na imersão do longa e até mesmo em entender o que o artista está falando. Além disso, o efeito não parece cumprir nenhuma função específica no documentário a ponto de que sua presença fosse imprescindível.

O veredicto

Milton Bituca Nascimento” é uma aula sobre música, composição e talento, destacando a genialidade natural do artista e sua ascensão meteórica no Brasil e no mundo, e o forte reconhecimento da comunidade jazzística norte-americana ao seu trabalho. A essência do documentário parece ser inspirar a nova geração, seja ela do mundo do entretenimento ou não. Uma verdadeira ode ao legado de um dos grandes mestres da música brasileira.

Siga @capivaraalternativa no InstagramX e Tik Tok.

TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTAS POSTAGENS :

  • All Post
  • coberturas
  • Críticas
  • Documentário
  • Entrevistas
  • festival
  • Filmes
  • Games
  • Geek
  • Groover
  • Home
  • Mais
  • Musica
  • notícia
  • Séries
  • Shows
  • Teatro

vídeos do capy

Coala 2025 confirma Terno Rei: indie melancólico vai embalar o sábado do festival
“Nebraska” nas Telonas: Jeremy Allen White vive Bruce Springsteen em drama sobre um dos álbuns mais crus do rock
Jack & Jack desembarcam no Brasil: três shows para selar a era “Symbiosis”
GabriElas: Gabi Melim lidera encontros femininos e afetivos no Manouche
Sideshows do I Wanna Be Tour trazem The Veronicas e clássicos dos anos 2000 a SP
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
 

favoritos do capy

Edit Template

© Copyright 2023 Capivara Alternativa – Todos os direitos reservados.

Pular para o conteúdo