Cidade natal de Kleber Mendonça Filho recebe exibições antecipadas do premiado longa antes da estreia nacional
As primeiras exibições brasileiras de ‘O Agente Secreto‘, novo filme de Kleber Mendonça Filho, já têm data marcada: 10 de setembro. E nada mais simbólico do que o longa estrear em Recife, cidade natal do diretor. As sessões serão simultâneas no histórico Cinema São Luiz, inaugurado em 1952 e parte das locações do próprio filme, e no centenário Teatro do Parque, de 1919, ambos no Centro da cidade.
O evento terá presença de peso: o próprio Kleber, a produtora Emilie Lesclaux, a distribuidora Silvia Cruz e boa parte do elenco, incluindo Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Robério Diógenes, Carlos Francisco, Isabel Zuaa e Laura Lufési. A pré-venda de ingressos começou em 4 de agosto. Essas são as primeiras de uma série de sessões especiais que acontecem antes da estreia no circuito comercial, marcada para 6 de novembro.

Reconhecimento internacional e parada em Toronto
Na carreira internacional, ‘O Agente Secreto‘ segue acumulando destaques. O filme acaba de entrar na programação da seção Special Presentations do Festival de Toronto, onde terá sua première canadense em setembro. Antes disso, já esgotou todas as sessões de pré-estreia em Portugal nesta semana, e passou por festivais de prestígio, como o New Horizons, na Polônia; o Festival de Cinema de Sydney, na Austrália; e dois importantes eventos na França, o Cinéma Paradiso Louvre, com exibição gratuita e ao ar livre nos jardins do Museu do Louvre, e o Festival de Cannes, onde fez sua estreia mundial.
Em Cannes, a produção garantiu quatro prêmios: Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho, Melhor Ator para Wagner Moura, o Prêmio FIPRESCI da Federação Internacional de Críticos de Cinema e o Art et Essai, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema de Arte e Ensaio).
Lançamento global e alcance inédito
Segundo a MK2, responsável pela venda internacional, ‘O Agente Secreto‘ já tem lançamento confirmado em 94 países espalhados pelas Américas, Europa, Ásia e Oceania. A lista inclui grandes mercados como China, Estados Unidos, México e Coreia do Sul, além de territórios como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia. No Brasil, a estreia comercial será em 6 de novembro.
Um thriller político no Recife de 1977
A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana tentando deixar para trás um passado nebuloso. Mas Recife, em pleno 1977, não se mostra o refúgio tranquilo que ele esperava. O clima político e social se mistura à tensão pessoal, criando um suspense denso e cheio de camadas.
O elenco ainda traz nomes como Gabriel Leone, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes. A produção é de Emilie Lesclaux e envolve uma coprodução internacional entre CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha). No Brasil, a distribuição é da Vitrine Filmes; nos Estados Unidos e Canadá, fica a cargo da NEON; e no Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina (exceto Brasil), pela MUBI.