‘Cinco Tipos de Medo’ é o primeiro longa de Mato Grosso a competir em Gramado!

“Cinco Tipos de Medo“, novo filme de Bruno Bini (diretor de Loop), estreia mundialmente no 53º Festival de Gramado, no dia 21 de agosto, com a presença dos realizadores e do elenco principal. Este é o primeiro longa-metragem de Mato Grosso a ser selecionado para a mostra competitiva do evento. A produção marca a estreia de Bella Campos (Vale Tudo) e do rapper Xamã (Renascer) no cinema, além de contar com a atuação de João Vitor Silva (O Agente Secreto), Rui Ricardo Diaz (Lula, O Filho do Brasil) e Bárbara Colen (Bacurau). Esse quinteto incrível protagoniza uma história eletrizante, inspirada em um caso real ocorrido na periferia de Cuiabá, que mistura tensão, afeto e dilemas morais, ambientada em um Brasil raramente retratado no audiovisual.
Produzido pela Plano B Filmes, de Mato Grosso, em parceria com a Druzina Content, do Rio Grande do Sul, e coproduzido pela Quanta, Cinco Tipos de Medo tem distribuição da Downtown Filmes.
A trama acompanha Marlene (Bella Campos), uma enfermeira cuja vida é controlada pelo traficante Sapinho (Xamã), com quem teve um relacionamento. Quando reencontra Murilo (João Vitor Silva), um antigo paciente, Marlene teme que o novo romance tenha consequências fatais. Embora seja o líder do tráfico local, Sapinho é visto como responsável pela segurança da comunidade. A história é baseada em um episódio real, no qual moradores do Jardim Novo Colorado, em Cuiabá, se uniram para pagar a fiança de um líder do tráfico, temendo que sua ausência deixasse o bairro vulnerável à violência de outras facções.
O longa foi viabilizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da ANCINE, e do BRDE, além do apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). Após o Festival de Gramado, que se encerra amanhã (23 de Agosto), o filme deverá circular por festivais internacionais antes de chegar aos cinemas brasileiros.
Siga @capivaraalternativa no Instagram e Tik Tok.