CAPIVARA-HEADER-1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Globo Filmes leva três coproduções ao Festival de Gramado 2025

Produções como ‘O Último Azul’, ‘Para Vigo Me Voy’ e ‘Arca de Noé’ marcaram presença na 53ª edição do evento, que termina neste sábado, 23 de agosto

A 53ª edição do Festival de Gramado, realizada entre 13 e 23 de agosto, contou com uma presença significativa da Globo Filmes em sua programação. Três títulos coproduzidos pela empresa foram exibidos ao longo do evento: o premiado drama ‘O Último Azul‘, o documentário ‘Para Vigo Me Voy‘ e a animação ‘Arca de Noé‘, todos com destaque especial em diferentes mostras do festival.

Abertura com Gabriel Mascaro e homenagem a Rodrigo Santoro

No dia 15, o longa ‘O Último Azul‘, de Gabriel Mascaro, foi o responsável por abrir oficialmente o festival. O filme já vinha de uma trajetória internacional marcante, com o Urso de Prata em Berlim e os prêmios de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção e Melhor Interpretação (para Denise Weinberg) no Festival de Guadalajara.

Ambientada na Amazônia de um Brasil quase distópico, a trama acompanha Tereza. A protogonista é uma mulher de 77 anos que decide viver uma última aventura antes de enfrentar o exílio compulsório imposto a idosos pelo governo. A produção reúne parceiros de diferentes países, incluindo Desvia Filmes (Brasil), Cinevinay (México), Quijote Films (Chile) e Viking Film (Países Baixos), além da coprodução da Globo Filmes. A distribuição no Brasil fica a cargo da Vitrine Filmes.

Antes da exibição, o ator Rodrigo Santoro, que também integra o elenco do longa, recebeu o Kikito de Cristal. O prêmio homenageia personalidades de relevância no cinema brasileiro e internacional.

Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em ‘O Último Azul’
Documentário sobre Cacá Diegues ganha sessão brasileira

Já no dia 20 de agosto, o público pôde assistir à primeira exibição no Brasil de ‘Para Vigo Me Voy‘, documentário dirigido por Lírio Ferreira e Karen Harley sobre a vida e obra do cineasta Cacá Diegues. O filme havia feito sua estreia mundial em Cannes e, em Gramado, integrou a mostra competitiva de longas documentais.

A produção leva assinatura de Diogo Dahl, da Coqueirão Pictures, em parceria com Globo Filmes, GloboNews, Raccord, Sinédoque e Dualto Produções. A distribuição nacional será feita pela Gullane+.

Foto: Divulgação
“Arca de Noé” no Cinema nos Bairros

Outro destaque da participação da Globo Filmes foi a animação ‘Arca de Noé‘, dirigida por Sérgio Machado e Alois Di Leo. Inspirada na obra de Vinicius de Moraes, a produção recebeu o Grande Otelo de Melhor Animação e, em Gramado, integrou a mostra Cinema nos Bairros.

Com sessões realizadas entre os dias 19 e 22 de agosto em escolas municipais da cidade, o filme ajudou a descentralizar a programação, aproximando o festival de diferentes públicos. ‘Arca de Noé‘ é uma produção da Gullane e da VideoFilmes, em parceria com Globo Filmes, Telecine, Symbiosys e Imagem Filmes.

Imagem: Divulgação
Apoio à formação de novos realizadores

Além das exibições, a Globo Filmes também apoiou a Mostra Educavídeo. O projeto apresentou produções de jovens da rede pública de Gramado participantes do programa de capacitação audiovisual. A iniciativa premiou os dez melhores projetos e distribuiu brindes aos estudantes, colocando em evidência o compromisso do Festival de Gramado com a formação de novas gerações no cinema.

Siga @capivaraalternativa no Instagram Tik Tok.

TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTAS POSTAGENS :

vídeos do capy

Weezer, Bloc Party e Mogwai tocam no Parque Ibirapuera em novembro
The Black Keys lança ‘No Rain, No Flowers’ e aposta na reinvenção
‘The Life Of A Showgirl’: tudo o que sabemos sobre o novo álbum de Taylor Swift e sua participação no New Heights
Taylor Swift anuncia ‘The Life of a Showgirl’ para outubro
Ed Sheeran se reúne com Rupert Grint em novo clipe ‘A Little More’
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
 

favoritos do capy

Edit Template

© Copyright 2023 Capivara Alternativa – Todos os direitos reservados.

Pular para o conteúdo