Setembro marca o aniversário do Cruzado Encapuzado em sua batalha interminável contra os criminosos e corruptos de Gotham City
A princípio, um dos personagens mais icônicos do mundo, não existe alguém no planeta que não conheça o morcego da justiça. Batman é o super-herói mais popular dentre toda a galeria de personagens da DC Comics e além. Criado por Bob Kane e Bill Finger, o Homem-Morcego teve sua estreia nos quadrinhos em maio de 1939 na Detective Comics 27 e o resto é história!

Estreia de sucesso e polêmicas
Logo após o megassucesso de sua estreia, Bob Kane assinou um contrato de dez anos para continuar a produzir histórias do Batman. Porém, isso criou uma das maiores polêmicas no mundo dos quadrinhos. Bill Finger, co-criador e principal roteirista no início da jornada do herói, não foi creditado por sua contribuição na construção do personagem.
Finger foi responsável por diversas características que, hoje, são essenciais para o personagem. Luvas, o icônico capuz com orelhas pontudas no topo, os recortes na capa para que a silhueta do Batman formasse a imagem de um morcego contra luz e até mesmo a galeria de vilões do herói! Abaixo as diferenças do projeto inicialmente chamado de The Bat-Man e o produto final.


Bill Finger morreu em 1974, aos 59 anos, com seu trabalho sendo reconhecido dentro da indústria, mesmo que o personagem continuasse com os créditos apenas para Bob Kane. Isso seguiu da mesma forma até meados de 2015, quando Athena Finger, neta de Bill, processou a Warner Bros. e obteve sucesso, resultando no reconhecimento de Finger como co-criador tanto nos filmes como nas publicações.
Morte do menino, Nascimento do Morcego
Seis edições da Detective Comics se passaram e, ainda em 1939, revelaram a infame origem no Beco do Crime. Um pequeno prólogo de duas páginas, escrito e ilustrado pela dupla de criadores, conta o trágico fim do casal Martha e Thomas Wayne, assassinados por um bandido na frente de seu filho, Bruce Wayne. Eventualmente, esse trauma serviria de gatilho para que o garoto jurasse combater o crime em vingança por seus pais e adotasse o disfarce do morcego e assim nascesse o Batman.

“Criminosos são covardemente supersticiosos. Então, meu disfarce deve ser capaz de instilar o terror no coração dos criminosos. Uma criatura da noite… negra, terrível, um… Um morcego?! É isso, é um sinal! Eu devo me tornar um morcego!”
Icônico monólogo de Bruce Wayne na Detective Comics #33 | Crédito: DC Comics
Esse momento se tornou tão emblemático para o personagem que, mesmo após inúmeras adaptações para diversas mídias diferentes, sua origem continua imaculada.
Dupla Dinâmica!
Quando o ilustrador Jerry Robinson se juntou à dupla Finger e Kane, já havia ideias e conversas sobre um personagem para se juntar ao Batman em suas aventuras. Kane teve a ideia de criar um herói mirim e Robinson ironicamente recomendou “Robin“, pois o remetia a seu herói de infância, Robin Hood, e se encarregou do visual do menino maravilha.

Então, na Detective Comics #38, em 1940, Richard “Dick” Grayson se torna o primeiro membro do que anos depois seria chamado de “Bat-Família“. Dick também vê sua família morrer diante de seus olhos durante um espetáculo que apresentava junto deles. Os Graysons Voadores foram vítimas de uma armadilha feita pela máfia que chantageava o Circo Hally onde trabalhavam. Bruce Wayne, estando na plateia, se sensibiliza pelo paralelo vivido pelo pequeno Grayson de apenas 12 anos e decide adotá-lo e treiná-lo para combater o crime junto dele.
A estreia de Robin teve um impacto positivo no mundo dos quadrinhos, a partir disso, a presença de um jovem parceiro passou a ser obrigatória para todos os heróis da época, como Flash e Kid Flash e Capitão América e Bucky.
Logo depois, no início do mesmo ano, a dupla dinâmica foi a capa de lançamento de Batman 01, a primeira edição da revista solo do Homem-Morcego. Além disso, a edição trouxe dois personagens fundamentais do universo Batman: Coringa e Mulher-Gato.
Palhaço do Crime e Romance Proibido
Como já sabemos, a adição do Coringa como arqui-inimigo do Cavaleiro das Trevas foi um acerto sem igual. O impacto foi tão grande que, ao final da segunda história, o vilão morreria, porém, entendendo o potencial do personagem, a trama foi mudada. Desde o início, é deixado claro que tudo o que o vilão busca é criar o caos, na adaptação de Christopher Nolan, ‘O Cavaleiro das Trevas‘, é notável as referências e elementos desse primeiro embate no enredo do filme.
Somente na Detective Comics #158, é revelado sua origem oficial. O Palhaço do Crime, na história em questão, revela que é o Capuz Vermelho, um bandido que Batman perseguira dez anos antes e desapareceu. Coringa narra o infame acidente com ácido químico que o transformou para sempre.
A terceira história de Batman 01 apresenta Selina Kyle, inicialmente chamada apenas de “The Cat” (A Gata). A trama explora a tensão sexual entre Batman e Selina desde o início, sendo um pouco ofuscada pelo Coringa, Mulher-Gato só teve uma aparição dentro das quatro histórias que compõem a edição. Apenas em Batman 03, a Mulher-Gato é chamada por seu alter ego já conhecido e obteve seu primeiro uniforme.

Não é um chamado, é um aviso
O Bat-Sinal está em praticamente todas as versões do personagem, independente da adaptação, é uma marca mundialmente conhecida. Na Detective Comics #60, em 1942, Batman tem o Comissário Jim Gordon como aliado e, por consequência desta parceria, surge o Bat-Sinal. Inclusive, durante a celebração do Batman Day, grandes cidades ao redor do mundo costumam realizar a projeção do icônico sinal em prédios.

Fiel Escudeiro
No ano seguinte, em abril, Batman 16 marcou finalmente a estreia do mordomo Alfred na mitologia do morcego, porém, diferente de como conhecemos hoje, seu sobrenome não era Pennyworth, mas Beagle. Seu primeiro design era de uma pessoa de baixa estatura, gordinha e atrapalhada, servindo inicialmente como um alívio cômico nas histórias. No entanto, somente na edição seguinte, o personagem virou parte do elenco fixo junto ao Comissário Gordon.
Alfred foi criado exclusivamente para o seriado ‘Batman‘ de 1943, porém a DC lançou sua versão nos quadrinhos antes. Contudo, o visual do ator William Austin (1884-1975) foi tão marcante que as HQs passaram a usar a exata aparência do ator para o personagem, visual mantido até os dias atuais. Esse redesign acontece em Detective Comics #83, mesma edição em que a Batcaverna foi retratada como uma caverna de verdade pela primeira vez.

A Bat-Família
Eventualmente, após inúmeras aventuras e passar a liderar os Novos Titãs, Dick amadurece e se torna algo maior do que apenas o ajudante do Batman. Ele assume a identidade de Asa Noturna e passa a proteger Bludhaven, cidade próxima a Gotham City. Nesse meio tempo, Jason Todd assume a identidade de Robin a partir de Batman 368, de fevereiro de 1984. Dick, em pessoa, vai até a Batcaverna e entrega o uniforme para que Jason use dali em diante.
Posteriormente, com o passar dos anos e adições de novos personagens e diversos clássicos eventos como “A Piada Mortal” e “Morte em Família“, Batman conheceu e fez diversos aliados e passou a raramente estar sozinho em suas aventuras. Atualmente, esta é a Bat-Família:
Adaptações para as telonas (e telinhas)
Do mesmo modo que Superman, o Batman também teve inúmeras adaptações, filmes, séries, desenhos animados e jogos. Nesse sentido, grandes nomes deixaram sua marca no coração de milhares de fãs, cada um tem sua versão favorita do personagem. Foi em 1943 que o Cruzado Encapuzado teve uma primeira adaptação live-action, com Lewis Wilson no papel de Bruce Wayne/Batman e, desde então, diversos outros nomes deram vida ao vigilante. De Lewis a Robert Pattinson, confira todos os nomes que viveram o Cavaleiro das Trevas através dos anos:
Batman Day
Contudo, diante de todo esse sucesso por mais de 70 anos, o Batman Day foi celebrado pela primeira vez em 23 de julho de 2014, em homenagem aos 75 anos da estreia do Morcego nas tirinhas da DC. Desde então, a Warner Bros. juntamente a DC Comics celebra a data sempre no terceiro final de semana de setembro.

Além da celebração anual, notícias sobre o novo jogo LEGO da Telltale Games, “LEGO Batman: The Legacy of The Dark Knight“, foram divulgadas hoje! James Gunn marca presença no vídeo de 8 minutos sobre os bastidores do jogo com um breve monólogo:
Assim como Gunn, Matt Reeves, diretor de ‘The Batman‘ (2022) também comemorou e diz estar empolgado com o próximo capítulo da ‘The Batman Epic Crime Saga‘, nome do seu universo estrelado por Robert Pattinson:
“Me sinto muito honrado por estar me preparando para filmar o próximo capítulo da nossa história. Esse personagem significa muito para mim. Que privilégio. Mal posso esperar para compartilhar muitas coisas empolgantes sobre o filme com vocês nas próximas semanas e meses.”
Por fim, nos resta aguardar as demais informações, por enquanto não se tem nada sobre ‘The Brave and the Bold‘, entretanto, ‘The Batman: Part. II‘ começa a ser gravado no primeiro semestre de 2026 e está previsto para estrear em 1° de outubro de 2027 nos cinemas norte-americanos.
Dessa forma, o Batman Day reafirma a força e a atemporalidade do Cavaleiro das Trevas. Além disso, a data celebra o legado do vigilante de Gotham como símbolo de justiça e inspiração para diversas gerações de fãs, com homenagens e eventos globais.