Produção traz novas revelações, depoimentos exclusivos e novas informações de um dos maiores casos de 2022
O ano de 2022 foi marcado por um caso perturbador que aconteceu em um bairro nobre em São Paulo. ‘A Mulher da Casa Abandonada‘ é uma adaptação do podcast do jornalista Chico Felitti. Ele contou a história de uma mulher que vive em uma mansão em ruínas. Porém, o grande mistério acerca é de que a mesma foi acusada, juntamente com seu ex-marido, de agredir e manter ilegalmente uma trabalhadora doméstica brasileira nos Estados Unidos durante os anos 2000.

Caso Real
‘A Mulher da Casa Abandonada‘ foi um dos podcasts mais ouvidos do país em 2022. Chico Felitti, jornalista e produtor executivo do documentário, investigou e documentou os fatos pela Folha de S.Paulo. Atraído pela aparência e pelo comportamento estranho dito pelos moradores, a mulher esconde um crime terrível.
Conforme Chico investiga, descobre que a figura excêntrica é Margaret Anne Satterthwaite, uma americana foragida da justiça dos Estados Unidos, acusada de manter uma empregada doméstica em condições análogas à escravidão por quase 20 anos.
Tendo alcançado mais de 8 milhões de ouvintes em poucas semanas, o assunto tomou conta das redes sociais. O caso, que na época teve grande repercussão jurídica nos Estados Unidos, levou à criação de uma lei que protege vítimas de trabalho forçado. Desse modo, levantando discussões sobre racismo estrutural, leis trabalhistas e exploração do trabalho doméstico, permitindo que trabalhadores que denunciam abusos possam permanecer legalmente naquele país. Por fim, a mulher foi presa pela Polícia Federal.

Do Podcast ao Streaming
Juntamente com Felitti, Javiera Balmaceda, Head de Originais para a América Latina do Amazon MGM Studios, está inteirado e visa a importância e valor desse projeto:
“A produção é o resultado de um rigoroso jornalismo investigativo e de uma incansável pesquisa para encontrar as informações mais precisas e depoimentos relevantes. Esse projeto reforça nosso compromisso de levantar histórias poderosas e relevantes que falem sobre os tempos em que vivemos. Ele vai além do podcast. Com o poder das imagens e de novos depoimentos, conseguimos dar mais contexto e visibilidade às consequências desse caso, que ainda reverbera no Brasil e fora dele”
Nesse sentido, o documentário complementa parte das revelações do intenso trabalho investigativo da produção que ouve os relatos da vítima pela primeira vez. Dirigida por Katia Lund, que também atua como produtora executiva, a série apresenta novos detalhes sobre o caso, declarações inéditas do FBI e depoimentos de testemunhas. Estreia exclusivamente no Prime Video em 15 de agosto.