Estudo estima que concerto de Lady Gaga, trará impacto de R$ 600 milhões e 1,6 milhão de pessoas na praia, superando até os números impressionantes de Madonna em 2024.
Lady Gaga está com passagem marcada para a Praia de Copacabana, no dia 3 de maio. Porém, não é só a música que vai movimentar a cidade. De acordo com um estudo da Prefeitura do Rio de Janeiro, a apresentação deve injetar cerca de R$ 600 milhões na economia carioca.
O evento faz parte de uma iniciativa anual que inclui grandes shows internacionais no calendário da cidade, sempre em maio. A proposta, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, é transformar o que antes era baixa temporada em um período de alta movimentação.
A estimativa é de 1,6 milhão de pessoas na praia. Dentre elas, 240 mil turistas devem desembarcar no Rio de Janeiro especialmente para o show — 80% estrangeiros e 20% brasileiros. Porém, os cariocas e moradores da Região Metropolitana ainda compõem a maior parte do público: 1,36 milhão.
Cada visitante estrangeiro deve gastar, em média, R$ 590,40 por dia. Já o brasileiro deve desembolsar R$ 515,84, enquanto o carioca gasta em torno de R$ 133,60. Mas o que realmente chama a atenção é o tempo de permanência: quatro dias para os gringos, três para os nacionais. Além disso, o show ocorre logo após o feriado de 1º de maio, o que pode impulsionar ainda mais a presença de turistas na cidade.

Lady Gaga / Foto: Neilson Barnard – Getty Images
Gaga supera Madonna?
Em 2024, Madonna reuniu o mesmo número de pessoas no mesmo local, com um impacto econômico de R$ 469,4 milhões. Entretanto, Gaga já aponta para um crescimento de 27,5% nesse valor.
Mas os ganhos vão além do dinheiro circulando na cidade. Só com o anúncio do show, a promoção do estado na mídia internacional gerou um retorno estimado de R$ 280,5 milhões. Após a apresentação, esse número pode ultrapassar R$ 1 bilhão em publicidade gratuita.

Show de Madonna em 2024 – Copacabana
Segundo Bernardo Fellows, presidente da Riotur, o evento fortalece a imagem do Rio de Janeiro como palco de grandes espetáculos, mas também posiciona a cidade como um destino turístico completo, com potencial para atrair ainda mais visitantes nos próximos anos.
A experiência com Madonna mostrou que o retorno vai além da praia cheia. Entre maio de 2023 e 2024, a arrecadação de impostos relacionados ao show cresceu 13,8%, gerando R$ 7,3 milhões a mais em ISS.