–
O novo longa de Arnaud Desplechin é envolvente, e chega às telonas no próximo dia 13. “Loucos por Cinema!” mostra, de formas diferentes e por perspectivas diversas, como o amor ao universo cinematográfico une as pessoas.
–
Distribuído pelo Grupo Estação, “Loucos por Cinema!” chega às telonas trazendo um roteiro envolvente, que faz qualquer apaixonado pela sétima arte se identificar. Por meio de depoimentos reais, recortes ficcionalizados da vida de Arnaud Desplechin e reflexões variadas, o longa aborda vários temas relacionados ao cinema. Como, por exemplo, o que faz as pessoas se apaixonarem por ele.
Tudo é feito de forma muito lúdica. Os depoimentos de pessoas reais fazem o espectador refletir sobre a sua própria relação com o universo cinematográfico. Eles incitam à reflexão e é impossível não se pegar pensando sobre qual filme mudou a sua vida e também sobre momentos especiais que foram, de alguma forma, atrelados ao cinema.
Enquanto isso, as cenas que mostram trechos da vida de Paul Dédalus, personagem fictício diretamente inspirado na vida de Arnaud Desplechin, convidam o público a mergulhar em sua mente. Talvez o que torne o longa ainda mais especial é exatamente o fato de que o próprio diretor narra o filme. Com uma performance extremamente expressiva, por vezes parece que o espectador está ouvindo os pensamentos de Arnaud ou participando de uma conversa íntima com ele.
Apesar de o filme misturar o real com o imaginário e não ter uma linha narrativa muito bem definida, no conjunto da obra, surpreendentemente, tudo acaba se conectando em harmonia e fazendo muito sentido.
Outro ponto que merece destaque é a participação do renomado ator francês Mathieu Amalric, que interpreta “O cineasta/narrador”. Ele traz uma profundidade muito interessante ao personagem e encaixa muito bem com o trabalho de Milo Machado-Graner e Salif Cissé, que interpretam Paul Dédalus em diferentes idades.
–
O veredicto
“Loucos por Cinema!” participou da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2024 e, depois de assistir ao longa, fica fácil entender por quê. O filme convida o espectador a fazer uma verdadeira viagem pelo mundo da sétima arte, de uma forma que entretém e faz pensar. O longa poetiza o cinema, ao mesmo tempo em que mostra, de forma muito realista e palpável, o que é essa paixão para diferentes grupos de pessoas. Mais do que um filme sobre filmes, “Loucos por Cinema!” convida o público a caminhar por suas memórias afetivas mais queridas. E também a descobrir mais sobre suas próprias paixões.
–
–