–
O ano de 2023 tem visto o ressurgimento de muitas bandas que acompanharam a adolescência de jovens adultos no Brasil e no mundo. Mas por que será que esse fenômeno tem se intensificado? A Capy te explica:
–
A nostalgia sempre será um fator influente na cultura pop e no show business. Isso porque as pessoas têm uma conexão emocional e profunda às músicas, certas bandas, artistas, e experiências de épocas passadas. A tendência das bandas antigas fazerem retornos não é exatamente nova, no entanto, existem momentos em que essa tendência se destaca mais do que em outros. Definitivamente, o ano de 2023 está se mostrando como um período significativo para esse fenômeno: Bandas como RBD, NX Zero, Restart e MCFly foram alguns dos grupos que têm agitado as redes nos últimos meses.
–
O interesse em bandas antigas fazendo comebacks muitas vezes não está somente relacionado à nostalgia ou ao potencial financeiro das turnês. Os fãs desempenham um papel crucial nesse movimento, organizando ações coordenadas em ocasiões marcantes, como aniversários da banda ou lançamentos de álbuns icônicos. Além disso, o impacto das redes sociais não pode ser subestimado. A presença digital oferece às bandas antigas a chance de se conectar com um público diversificado e, às vezes, completamente novo. Isso pode inspirar a banda a voltar aos palcos para se conectar com essa nova audiência.
–
Mais que nostalgia, um estilo de vida
Outro aspecto marcante dessa corrente nostálgica, é a chance de reverenciar elementos visuais que eram mais proeminentes naquela era, seja por meio de acessórios, maquiagens, ou vestuário. Dulce Maria, integrante do grupo RBD, conseguiu recentemente despertar esse sentimento nos fãs, ao adotar novamente o cabelo ruivo, uma característica icônica de Roberta Pardo, sua persona durante os tempos de novela. A publicação revelando o novo/velho visual, foi conduzida em colaboração com uma marca de cosméticos, demonstrando uma jogada de marketing genial.
No se puede regresar el tiempo, pero podemos REVIVIRLO ❤️🔥☮️ !! #RojosRebeldes #RojoDulcemaria #DulceMaria @garniermx pic.twitter.com/MT2H9DeWF7
— Dulce Maria (@DulceMaria) August 3, 2023
–
A publicação contou com mais de 425 mil curtidas e 57 mil comentários. No Twitter, o nome “Dulce Maria” rapidamente se destacou como tópico de destaque, gerando mais de 21 mil postagens. Uma fã da cantora compartilhou: “A confirmação oficial: a primeira ruiva do mundo está de volta“.
Em última análise, o retorno das bandas antigas em 2023 e além não é apenas uma questão de nostalgia, mas sim uma demonstração vívida do poder duradouro da música em unir gerações e evocar emoções profundas. Enquanto as melodias familiares ecoam mais uma vez, tanto os fãs leais quanto os novos ouvintes testemunham a rica intersecção entre passado, presente, e futuro na paisagem musical.
–
Já segue a gente nas redes sociais? Então siga agora mesmo no Instagram, Tiktok e no Twitter.