Sessão Vitrine Petrobras promove concurso de personagem de Camila Pitanga em ‘Saneamento Básico‘, filme estrelado junto de Fernanda Torres.
A partir do dia 29 de Maio, o público brasileiro poderá reviver nas telonas duas obras essenciais do cinema nacional: o curta Ilha das Flores e o longa Saneamento Básico com Camila Pitanga e Fernanda Torres. Com uma grande criatividade narrativa, Jorge Furtado é considerado um dos diretores e roteiristas mais respeitados do país. Tendo criado uma linguagem própria, o diretor dominou com maestria a arte de transitar entre o documentário, a ficção e a comédia de forma orgânica.
Nesta terça-feira (27), os filmes terão sessões especiais com um concurso de sósias da personagem de Camila Pitanga no longa: Silene Seagal. O evento acontece a partir das 19h30, no Reag Belas Artes (R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo) e a competição após as exibições.

Sanemaneto Básico, O Filme
O relançamento de Saneamento Básico representa uma oportunidade de apresentar (ou reapresentar) o público com obras da cultura brasileira. Após a vitória do Oscar de ‘Ainda Estou Aqui’ e com a repercussão de ‘O Agente Secreto’ no Festival de Cannes, o cinema brasileiro está passado por tempos de transformação no consumo audiovisual. A iniciativa da Sessão Vitrine Petrobras reafirma a importância da valorização de nossa cultura e a restauração e preservação da memória cinematográfica nacional, destacando a genialidade de Jorge Furtado e a força de um elenco marcante.
A história se passa em Linha Cristal, um pequeno distrito no sul do Brasil, onde os moradores enfrentam a falta de tratamento do esgoto local — um problema básico de saneamento. Ao procurarem a prefeitura municipal para encontrar uma solução, os moradores recebem a notícia de que não há verba para esse tipo de obra. No entanto, descobrem que existe uma verba pública disponível para a produção de um filme de ficção. É aí que surge a ideia inusitada: fazer um filme amador sobre um “monstro do esgoto”, com objetivo de usar o orçamento e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a necessidade de investimentos em saneamento básico. Confira o trailer:
Ilha das Flores

Também dirigido por Jorge Furtado, lançado originalmente em 1989, ‘Ilha das Flores’ foi premiado nos festivais de Berlim, Clermont-Ferrant e Gramado, entre outros tantos. A crítica europeia o considera um dos 100 curtas mais importantes do século XX, e a brasileira, o melhor curta nacional de todos os tempos. Além disso, se tornou um dos filmes mais estudados em salas de aula, sendo muito utilizado como ferramenta educativa em matérias como geografia e sociologia.
“O Ilha das Flores surgiu da pergunta que eu me fiz de como conseguimos chegar a ser o país mais desigual do planeta. Como é possível que o Brasil, um país rico, uma natureza exuberante e que nos dá tudo, energia, terra, alimento, enfim, chegou a ser o país mais desigual do planeta, onde muitos têm pouco e poucos têm muito. E como chegamos a esse ponto?”, diz o diretor sobre a origem do curta-metragem, confira o trailer:
Conscientização e crítica bem humorada
A princípio, a iniciativa de restaurar cópias destas mídias tem como objetivo que novas gerações tenham acesso a filmes fundamentais na história de nosso país. Enquanto os filmes nos apresentam uma crítica social estruturada dentro de seu formato, também conseguem fazer o equilíbrio perfeito com o lado cômico do diretor, fazendo com que sua mensagem seja acessível, sem abrir mão da conscientização.
Por fim, ‘Saneamento Básico‘ e ‘Ilha das Flores’ retornam aos cinemas para o público geral em 29 de Maio, com distribuição da Sessão Vitrine Petrobras.