Premiado no Grande Otelo e em festivais nacionais, ‘3 Obás de Xangô’ celebra a amizade entre Jorge Amado, Caymmi e Carybé.
O documentário “3 Obás de Xangô“, de Sérgio Machado, acaba de ganhar trailer oficial com narração de Lázaro Ramos e estreia confirmada para o dia 4 de setembro nos cinemas. Vencedor do Grande Otelo de Melhor Longa-Metragem Documentário, o filme resgata a amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, três ícones que ajudaram a moldar o imaginário da Bahia e cuja ligação com o candomblé os tornou figuras centrais também na preservação de sua espiritualidade.
Com roteiro e direção de Sérgio Machado (“Arca de Noé“, “Maria e o Cangaço“), o documentário é uma coprodução da Coqueirão, Janela do Mundo, Globo Filmes e GloboNews, com distribuição da Gullane+.
Ao longo de sua trajetória, o longa emocionou plateias em diversos festivais brasileiros: venceu o Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, o Prêmio do Público na Mostra de SP e foi eleito Melhor Filme pelo Júri Popular na Mostra de Tiradentes.
A obra mostra como a arte era, para os três amigos, um canal direto com a espiritualidade. Os livros de Jorge, as músicas de Caymmi e as pinturas de Carybé retratavam o cotidiano baiano, a força das mulheres, a fé do povo de santo e o elo com o mar. Essa visão encantada, mas real, foi fundamental para construir uma identidade cultural que ainda ressoa.
Assim, o título de “Obá de Xangô“, recebido pelos três artistas no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, é o ponto de partida para essa celebração audiovisual. Para o diretor, “3 Obás de Xangô” é um filme de afetos e admiração, sentimentos urgentes nos tempos atuais.”