Comemoração dos 50 anos de carreira do artista traz uma imersão em exposição única em sua trajetória, com figurinos, fotografias e elementos cenográficos do cinema.
O público poderá adentrar a vibrante carreira de Ney Matogrosso através da exposição “Ney Matogrosso”, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra celebra os 50 anos de carreira do artista, oferecendo aos visitantes uma imersão em sua obra por objetos originais, como figurinos, pôsteres, fotografias, trechos de apresentações e depoimentos. Além disso, a exposição traz elementos cenográficos do filme “Homem com H“, que será lançado em maio de 2025, contando a história de vida do cantor.

Imagem: Lucas Meloo
Uma exposição que percorre a trajetória de um símbolo nacional
Porém, em homenagem a um dos maiores intérpretes da música brasileira, a exposição faz um percurso cronológico pela obra de Ney Matogrosso, com suas primeiras incursões musicais, no grupo “Secos & Molhados“, até o lançamento de “Nu com minha música“, seu mais recente álbum. Em seis áreas distintas, os visitantes poderão explorar uma vasta coleção de figurinos, adereços de shows, videoclipes, documentos históricos e capas de álbuns.
A curadoria da mostra por André Sturm, diretor-geral do MIS, conta com o projeto dos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá e textos pelo jornalista Julio Maria, autor da biografia “Ney Matogrosso – a biografia” (2021). A exposição é também uma parceria com o SENAC e conta com o apoio da Paris Filmes.
“Homem com H”: O cinema também celebra Matogrosso
Aos 50 anos de carreira, Ney Matogrosso se prepara para a estreia de sua cinebiografia “Homem com H“, um filme que retrata sua trajetória pessoal e profissional, desde sua infância até os desafios da ditadura militar no Brasil. A produção, dirigida e escrita por Esmir Filho, traz Jesuíta Barbosa no papel do cantor. O longa será lançado nos cinemas em 1º de maio de 2025, com sua narrativa emocionante.
Na exposição, os visitantes poderão conhecer elementos cenográficos desenvolvidos especialmente para o filme, integrando ainda mais as artes visuais com a história musical de Matogrosso.

Imagem: Lucas Meloo
Serviço: exposição “Ney Matogrosso”
Data: a partir de 21 de fevereiro
Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia); entrada gratuita às terças-feiras e na terceira quarta-feira do mês, com retirada de ingresso na bilheteira do MIS
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Afinal, esta é uma visita imperdível para quem deseja se aprofundar na história do artista, que segue gerações com sua música, estilo e coragem artística.
Ademais. siga @capivaraalternativa no Instagram e Tik Tok.

Imagem: Lucas Meloo