Longa que revela aspectos inéditos da vida e da obra de Andy Warhol, chega aos cinemas brasileiros no dia 19 junho.
Andy Warhol mudou para sempre a relação entre arte e consumo. Hoje, seu trabalho é exibido nos principais museus do mundo e continua influenciando artistas, designers e a cultura pop. Desde sempre sendo um artista polêmico, amado e odiado mas ainda sim um ícone cultural, o diretor eslovaco eslovaco L’ubomír Ján Slivka apresenta uma nova perspectiva sobre o artista em ‘Andy Warhol – Um Sonho Americano‘.

Ícone do Século XX
Como principal nome da Pop Art, Warhol foi responsável por levar para as galerias imagens comuns do cotidiano, como latas de sopa, garrafas de refrigerante e retratos de celebridades. No momento, Warhol possui uma enorme exposição em São Paulo, que faz uma retrospectiva de obras que seguem influenciando o audiovisual em todo o planeta. Você pode saber mais informações a respeito da “Andy Warhol: Pop Art!” acessando o site da FAAP.
Mais do que apenas reproduzir essas imagens, Andy fez uma crítica profunda, e ao mesmo tempo uma celebração, ao consumismo e à cultura das celebridades. Uma de suas frases mais conhecidas, “No futuro, todos terão 15 minutos de fama”, resume muito do que vivemos hoje com a cultura digital. Dessa forma, seu nome e sua obra permanecem vivos, sendo referência até os dias de hoje.

Documentário Intimista
Acima de tudo, os criadores do documentário exploram profundas relações familiares dentro da família do artista, de origem eslovaca, como o diretor do longa. A história dele é contada por pessoas com declarações inéditas e o filme apresenta novos materiais sobre temas que até hoje ninguém havia investigado.
Além disso, o filme conta com entrevistas de familiares, amigos, historiadores, fotógrafos, autores e até mesmo de Rudolf Prekop, fundador de um museu sobre o artista na cidade de Medzilaborce, ao lado de Michal Bycko, que também está no filme. O documentário só existe graças ao apoio da família de Andy Warhol, ou seja, a prórpia família quem forneceu materiais e outros artefatos, do Museu Andy Warhol em Pittsburgh e Medzilaborce, na Eslováquia, da Galeria Nacional Eslovaca, da Galeria da cidade de Praga e da Fundação Andy Warhol.
Sinopse
‘Andy Warhol: Um Sonho Americano‘ é um documentário que traça a trajetória do maior nome da Pop Art e sua conexão com o conceito do sonho americano. Nascido em uma família de imigrantes eslovacos, Warhol superou a pobreza e se tornou um dos artistas mais influentes do século XX, transformando produtos comuns e ícones da cultura pop em arte.
Bem como contar a história de um artista visionário, o filme reflete sobre a sociedade do consumo, da fama instantânea e da imagem, temas que Warhol antecipou e que moldam a cultura atual. O documentário revela um Andy Warhol profundo e introspectivo, moldado pela família, pela fé e uma influência duradoura na arte moderna. Confira o trailer:
A Vida por trás de um Gênio
Andy Warhol provou que a criatividade não tem limites e que até as coisas mais simples podem se transformar em arte. Sua trajetória inspira gerações a acreditarem no poder da originalidade e a enxergarem beleza onde ninguém mais vê. ‘Andy Warhol: Um Sonho Americano‘ do diretor L’ubomír Ján Slivka, chega aos cinemas em 19 de junho.