Três produções exibidas na 27ª edição do evento, ‘A Voz de Hind Rajab’, ‘Valor Sentimental’ e ‘O Agente Secreto’, estão entre as principais apostas para uma indicação à categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026
]O Festival do Rio chega à sua 27ª edição em 2025 com o papel de vitrine do cinema mundial no Brasil. Ao longo de quase três décadas o evento exibiu produções de dezenas de países, se tornando um dos principais espaços de encontro entre a cinefilia brasileira e o melhor do cinema contemporâneo. Afinal, além de revelar novos talentos e promover estreias aguardadas, o festival se tornou um forte indicativo de tendências do Oscar de Melhor Filme Internacional.
Em 2024, essa conexão ficou evidente: quatro dos cinco indicados ao prêmio passaram pelo festival, ‘Emilia Pérez‘ (França), ‘A Garota da Agulha‘ (Reino Unido), ‘A Semente do Fruto Sagrado‘ (Áustria) e o vencedor da estatueta, ‘Ainda Estou Aqui‘ (Brasil). Nos últimos 15 anos, oito longas exibidos no evento levaram o Oscar nessa categoria. A lista é composta por ‘Drive My Car‘ (Japão, 2022), ‘Druk – Mais Uma Rodada‘ (Dinamarca, 2021), ‘Ida‘ (Polônia, 2015), ‘A Grande Beleza‘ (Itália, 2014), ‘A Separação‘ (Irã, 2012), ‘Em um Mundo Melhor‘ (Dinamarca, 2011) e ‘O Segredo de Seus Olhos‘ (Argentina, 2010). Esse histórico demonstra a precisão dos curadores ao selecionar títulos que mais tarde se destacam no circuito internacional.
Favoritos ao Oscar e estreias no festival
A 27ª edição do Festival do Rio, que acontece entre 2 e 12 de outubro, chega embalada por essa reputação de termômetro do Oscar. Um dos destaques da programação foi ‘Uma Batalha Após a Outra‘, novo filme de Paul Thomas Anderson. Sua primeira exibição no Brasil ocorreu durante uma sessão especial. O longa, já apontado pela crítica como um dos melhores do ano, é considerado favorito para a categoria de Melhor Filme Internacional e também Melhor Elenco, recentemente adicionada ao Oscar.
O filme de encerramento, ‘Hamnet: A Vida Antes de Hamlet‘, também desponta como forte candidato a múltiplas indicações. Dirigido por Chloé Zhao, a produção pode render indicações a Jessie Buckley (Melhor Atriz), Paul Mescal (Melhor Ator Coadjuvante), além de categorias técnicas e de roteiro. Assim, o festival é de fato uma prévia privilegiada da corrida por prêmios em Hollywood.
Representantes internacionais: destaque latino-americano
Entre os longas pré-selecionados por seus países para disputar o Oscar 2026, um nome familiar ao público brasileiro retorna à conversa. O filme ‘Querido Trópico‘ (2024), exibido na edição anterior do festival e disponível no Prime Video, foi escolhido pelo Panamá para representar o país no prêmio da Academia.
Este ano, 15 longas-metragens pré-selecionados integram a programação do Festival do Rio 2025. São eles:
- ‘O Agente Secreto‘, de Kléber Mendonça Filho
- ‘Aquilo Que Você Mata’ (The Things You Kill), de Alireza Khatami
- ‘Um Fantasma Útil’ (A Useful Ghost), de Ratchapoom Boonbunchachoke
- ‘Franz Antes de Kafka’ (Franz), de Agnieszka Holland
- ‘Kokuho – O Mestre Kabuki’ (Kokuho), de Sang-il Lee
- ‘Fernão de Magalhães’ (Magellan), de Lav Diaz
- ‘O Olhar Misterioso do Flamingo’ (La misteriosa mirada del flamenco), de Diego Céspedes
- ‘Órfão’ (Orphan), de László Nemes
- ‘Um Pai’ (Father), de Tereza Nvotová
- ‘O Pavão’ (Peacock), de Bernhard Wenger
- ‘Pequenos Pecados’ (Little Trouble Girls), de Urška Djukić
- ‘Reedland’ (Rietland), de Sven Bresser
- ‘Valor Sentimental’ (Sentimental Value), de Joachim Trier
- ‘A Voz de Hind Rajab’ (The Voice of Hind Rajab), de Kaouther Ben Hania
Os três filmes mais cotados para o Oscar 2026
De acordo com a revista Variety, três desses títulos se destacam na corrida pela estatueta. São eles o docudrama tunisiano ‘A Voz de Hind Rajab‘, o thriller brasileiro ‘O Agente Secreto‘ e o drama dinamarquês ‘Valor Sentimental‘.
O filme de Kaouther Ben Hania, aclamado em Cannes, se apresenta como uma poderosa narrativa de resistência e humanidade, e “corre por fora” na disputa, segundo os críticos. Já o longa brasileiro ‘O Agente Secreto‘, dirigido por Kléber Mendonça Filho, surge como um dos principais concorrentes da categoria. Além disso, a atuação de Wagner Moura vem sendo amplamente elogiada e já aparece entre as possíveis indicações a Melhor Ator.
Por fim, ‘Valor Sentimental‘, de Joachim Trier, promete ser uma das produções mais fortes da temporada. O filme traz um elenco estrelado por Renate Reinsve, Elle Fanning e Stellan Skarsgård, e pode render a Trier e Eskil Vogt mais uma indicação ao prêmio de Melhor Roteiro Original. O drama se destaca pela sutileza emocional e pela força de suas performances, e desponta como favorito absoluto ao Oscar Internacional de 2026.
Um panorama global no coração do Rio
Os filmes estão distribuídos entre as mostras Première Brasil, Panorama Mundial e Expectativas, a fim de oferecer um recorte amplo e diversificado do cinema atual. O Festival do Rio 2025 celebra as produções que moldam a linguagem cinematográfica contemporânea e é a porta de entrada das obras que estarão sob os holofotes da próxima temporada de prêmios.
O festival segue como uma das vitrines mais prestigiadas do cinema internacional, provando que o olhar curatorial carioca continua afiado e, como de costume, com os olhos voltados para o tapete vermelho do Oscar.