Walter Lima Jr. comemora, além de 60 anos de carreira, 85 anos de vida!
Um dos mais importantes cineastas brasileiros, está comemorando além de 85 anos de vida, 60 de carreira! Então, para comemorar essa linda trajetória, ele receberá a retrospectiva ‘Em cima da terra, embaixo do céu – Os cinemas de Walter Lima Jr.‘, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro.
Serão exibidos documentários, curtas, médias e longas-metragens, bem como debates e oficinas com o homenageado, curso com o diretor de fotografia Pedro Farkas e bate-papos.
O evento, que conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, será gratuito. Desde que retire sua senha 30 minutos antes de cada exibição e atividade programada.
A programação completa do evento você pode acessar aqui desde já.
O cineasta, apaixonado por cinema desde a infância, já passou por diferentes gêneros, formatos e temas ao longo de seus 60 anos de carreira. Anos iniciados oficialmente a partir do convite de Glauber Rocha para assumir a assistência de direção no filme ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol‘, em 1963. A partir de então, Walter avançaria em filmografia própria.

A mostra busca celebrar, em vida, a trajetória premiada do cineasta, que se diz contente em ter uma retrospectiva desta grandeza. O diretor avalia:
‘Fiz os filmes para as pessoas se sentirem parte daquilo, e para trazer cultura, conhecimento. Isso comprova que fiz a minha parte. A mostra traz um conjunto de filmes e é bom ver este enfoque para poder fazer uma avaliação da obra em si. É uma panorâmica intensa, variada, de vários caminhos, várias direções’
A obra de Walter Lima Jr. é uma que vibra em brasilidade, assim como o cineasta! Em seu primeiro longa-metragem, ‘Menino de Engenho‘ (1965), adapta a escrita de José Lins do Rego celebrando a beleza rural com ecos do pioneiro (e ídolo) Humberto Mauro.
Assim como passeia pelo Carnaval de rua em ‘A Lira do Delírio‘ (1978). Abraça lendas folclóricas em ‘Ele, o Boto‘ (1987), e revisita o passado histórico do país com ‘Inocência‘ (1983), ‘Chico Rei‘ (1985), ‘Através da Sombra‘ (2015). Além de celebrar a Bossa Nova com ‘Os Desafinados‘ (2008).
O homenageado conta que cada projeto tem sua importância:
‘O momento mais feliz foi quando vi meu primeiro filme pronto, por exemplo. E gosto muito de um filme, particularmente, ‘Os Desafinados’, que é um testemunho de vida. Vivi aquelas coisas que estão sendo contadas no filme. Mas também tem ‘A Lira em delírio’, ‘Inocência’. Posso dizer que me sinto muito próximo dos filmes que fiz. E os filmes dizem isso: os ciclos da vida, encontros e desencontros’
Atividades paralelas:
A mostra terá atividades extras gratuitas (com retirada de ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão):
- Debate ‘O Brasil no cinema de Walter Lima Jr.‘ – 03 de maio
Com o critico Ricardo Cota, o pesquisador Fabio Velozo e o músico Wagner Tiso.
O encontro será após a exibição de ‘A Ostra e o Vento‘. Em pauta a representação do Brasil no cinema produzido por Walter Lima Jr. O olhar diverso do cineasta sobre o país, seu povo, sua história, sua cultura.
- Oficina de atores com Walter Lima Jr. (07 de maio – 13h30/4h de duração).
Walter dará também uma oficina aplicando exercícios e apresentando bases de criação para o ator e diretor no cinema no ambiente de produção de filmes.
- Bate-papos na CAIXA Cultural:
10 de maio – Encontro com os atores Othon Bastos e Antônio Pitanga, após a exibição de ‘Chico Rei‘.
11 de maio – Encontro com a atriz e produtora Virginia Cavendish, após a exibição de ‘Através da Sombra‘.
15 de maio – Encontro com o cineasta Walter Lima Jr., após a exibição de ‘Ele, o boto‘.
Sessão com Interpretação em Libras:
Em 14 de maio, às 15h30: ‘A Ostra e o Vento‘.

Aliás, a interpretação em Libras estará inserida diretamente no filme.
Além do curso: ‘A fotografia no cinema de Walter Lima Jr.‘ com Pedro Farkas, em 18 de maio às 13h30 (2h de duração).
Além disso, no curso, Pedro Farkas falará sobre sua experiência ao fotografar os filmes de Walter Lima Jr. ao longo de 40 anos de parceria.
Não deixe de conferir!