Drama inspirado nas mulheres argentinas que lutam para encontrar seus netos, desaparecidos durante a ditadura, chega aos cinemas brasileiros no dia 5 de Junho
Márcia Faria é diretora e roteirista com uma trajetória consolidada no cinema e na televisão. Iniciou sua carreira trabalhando ao lado de grandes cineastas como Walter Salles (Ainda Estou Aqui), fazendo com que essas colaborações definissem profundamente seu olhar artístico. Mantendo uma assinatura autoral reconhecível e relevante no audiovisual brasileiro, seu novo projeto, A Procura de Martina, chega em breve aos cinemas brasileiros.

Reconhecimento Cultural e Valor Histórico
Na última quinta-feira (29), o longa fez sua estreia na Argentina, iniciando um circuito de 7 salas, em Buenos Aires. Em seguida, a produção dirigida por Márcia Faria (Os Ǫuatro da Candelária) e estrelada por Mercedes Morán (Diários de Motocicleta) vai para os cinemas do interior do país. A Procura de Martina, que se passa no contexto da ditadura militar argentina e das Avós da Praça de Maio, mexeu profundamente com o público argentino. A história de Martina (Mercedes Morán), uma viúva que busca seu neto nascido em cativeiro, tocou em temas sensíveis para a memória histórica do país.
A versão final do filme teve sua primeira exibição exclusiva para a associação das Avós da Praça de Maio, realizada no auditório da sede, em Buenos Aires. A apresentação do filme contou com a presença da presidente da organização. Além disso, a crítica argentina recebeu muito bem o filme:
“Cristina Banegas interpreta uma integrante das Avós da Praça de Maio, com a força e a sensibilidade que sua trajetória já antecipava. Sua presença traz uma conexão direta com a luta real, aquela que há décadas busca por verdade e justiça, e seu papel no filme se torna um lembrete poderoso de que essa história continua viva.” (Dixit MAG)

Avós da Praça de Maio
Martina (Mercedes Morán) é uma idosa argentina que vive no Brasil, diagnosticada recentemente com os primeiros sinais de Alzheimer. Em seguida, um passado traumático ressurge com força: durante a ditadura militar argentina, sua filha foi sequestrada grávida, e até hoje o paradeiro do neto nunca foi descoberto.
Eventualmente, uma pista concreta que pode levá-la ao neto desaparecido, agora adulto, aparece. Em meio à deterioração de sua memória, ela embarca numa busca desesperada revisitando os horrores da repressão, os silêncios de uma sociedade que ainda lida com suas feridas, e as lutas das Avós da Praça de Maio, com quem compartilha uma dor ancestral.
Elenco e Programação de Lançamento
Entre o elenco brasileiro estão as atrizes Luciana Paes e Carla Ribas, que participou do vencedor do Oscar Ainda Estou Aqui. As amigas argentinas de Martina são vividas por Adriana Aizenberg e Cristina Banegas.
A Procura de Martina entra em cartaz no Brasil no dia 5 de Junho. Na mesma data, no Rio de Janeiro, a exibição será seguida de um debate com presença da diretora. Logo após, nos dias 8 e 9, o filme participa do Festival de Guadalajara, pela mostra competitiva de longas ibero-americanos. Por fim, ao final do mês, no dia 26, é a vez do lançamento no Uruguai.
Desse modo, a coprodução Brasil-Uruguai contou com as produtoras brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, e as uruguaias Básico e Criatura. A distribuição é pela Bretz Filmes.