AFROPUNK acontece no dia 4 de outubro na Área Externa do CCBB RJ e celebra a diversidade da cultura negra.
Após passar por Belém e São Paulo, o AFROPUNK Experience chega ao Rio de Janeiro com uma edição especial. O evento será realizado em 4 de outubro, na Área Externa do CCBB RJ.
Desta vez, a proposta é expandir o universo do AFROPUNK além de Salvador. O formato itinerante já percorreu outras capitais em 2024 e seguirá para o Maranhão antes de desembarcar no Rio de Janeiro.
Como em outras edições, o festival promove encontros entre gêneros e movimentos da cultura negra. O line-up reúne AJULIACOSTA, O Kannalha com MC Carol, Tasha & Tracie, Terreiro de Crioulo e o coletivo Yolo Party.
Além disso, a edição carioca celebra os 13 anos do Terreiro de Crioulo e marca o lançamento do novo álbum de AJULIACOSTA, em ascensão no rap nacional.
Ainda que recente, o projeto já movimenta diferentes regiões do Brasil. Agora, se firma no centro da cidade, local historicamente ligado à resistência e manifestações culturais negras.
Simbolismo cultural
Não por acaso, a escolha do palco é simbólica. A região conecta passado e presente, propondo novas narrativas para o futuro da cultura afro-brasileira.
“Queremos criar um espaço onde a potência criativa do Rio e do Brasil se encontre, celebre e dialogue em liberdade”, afirma Ana Amélia Nunes, da IDW Entretenimento.
Entre os destaques, AJULIACOSTA retorna ao Brasil após vencer o BET Awards como “Best New International Act”. Já Tasha & Tracie seguem fortalecendo sua posição na cena com suas rimas.
Enquanto isso, O Kannalha mistura crítica social e pagodão baiano em performance ao lado de MC Carol, que representa Niterói com sua lírica combativa.
O AFROPUNK Experience Rio também funciona como um esquenta. A quinta edição do AFROPUNK Brasil será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, em Salvador.
Na capital baiana, o line-up já conta com Tems, Jorja Smith, Sister Nancy & BaianaSystem, BK’, Péricles, Liniker, ÀTTØØXXÁ entre outros nomes.
Entretanto, vale lembrar: a pré-venda de ingressos para o Rio de Janeiro começou em 28 de julho, exclusiva para clientes Banco do Brasil. As vendas gerais abriram no dia 4 de agosto.
Assim, o evento conta com patrocínio master do Banco do Brasil, além do apoio da Heineken, Spotify e GOL Linhas Aéreas.
