Prêmio concedido pela Associação LGBTQIA+ de Críticos de Entretenimento marcou a 35ª vitória do longa que, com mais de 5 milhões de ingressos vendidos, já é o maior sucesso brasileiro pós-pandemia
‘Ainda Estou Aqui‘ acaba de conquistar o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Dorian Awards. Pela primeira vez na história, uma produção brasileira vence a premiação organizada pela Associação LGBTQ de Críticos de Entretenimento (GALECA). Esse foi o 35º troféu do longa dirigido por Walter Salles desde sua estreia no Festival de Veneza, em 2024.
A semana tem sido agitada para o filme. No Gold Derby Film Awards, uma premiação internacional decidida por voto popular, ‘Ainda Estou Aqui‘ levou quatro categorias importantes: Melhor Filme, Melhor Atriz para Fernanda Torres, Melhor Roteiro Adaptado, assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega, e Melhor Filme Internacional. Além disso, o longa venceu o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, foi eleito Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Roterdã e garantiu para Fernanda Torres o Virtuosos Award, no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara (SBIFF).

Mais vitórias nesta semana
As conquistas não pararam por aí. Na segunda-feira (17), o filme brilhou no Latino Entertainment Film Awards, organizado pela Associação de Jornalistas Latinos de Entretenimento (LEJA), onde venceu as categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz. O reconhecimento veio em um momento especial, já que ‘Ainda Estou Aqui‘ acaba de estrear em parte da América Latina, onde o público tem tomado as redes sociais para compartilhar relatos emocionados sobre a representatividade da produção para a região.
No mesmo dia, o longa recebeu o prêmio de Filme Mais Valioso do Ano no Cinema for Peace. Essa premiação, concedida pela Fundação Cinema for Peace, reconhece produções que abordam causas humanitárias e ambientais, destacando o impacto cultural e social do filme.
Com todas essas vitórias, ‘Ainda Estou Aqui‘ já soma 38 prêmios ao redor do mundo.

Bilheterias brasileiras
Em sua 15ª semana em cartaz, ‘Ainda Estou Aqui‘ continua firme nas bilheterias nacionais. Ocupando 670 salas, o filme teve seu segundo melhor desempenho em um fim de semana desde a estreia. Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, mais de 400 mil pessoas assistiram ao longa. Esses números garantiram à produção a posição de segundo filme mais assistido nos cinemas brasileiros no período. Ao todo, já são mais de 5 milhões de ingressos vendidos, consolidando o longa como o maior sucesso do cinema nacional após a pandemia.

Repercussão do público pelo mundo
A recepção calorosa ao filme também se reflete fora do Brasil. No último fim de semana, ‘Ainda Estou Aqui‘ ultrapassou US$ 20 milhões em arrecadação global. Nos Estados Unidos, o longa atingiu US$ 2,2 milhões, se tornando o terceiro filme brasileiro de maior bilheteria na região. O sucesso garantiu um circuito recorde em mais de 700 cinemas no país.
Em Portugal, o filme já foi assistido por 214,7 mil espectadores e lidera as bilheteiras há quatro semanas consecutivas. Na França, mais de 163 mil pessoas prestigiaram a produção. Outros mercados como Itália, México, Chile, Venezuela e Bolívia também acolheram o filme com entusiasmo e elogios da crítica especializada.
A expansão internacional avança em ritmo acelerado. No último fim de semana, ‘Ainda Estou Aqui‘ estreou em novos territórios da América Latina, incluindo México, Chile, Venezuela e Bolívia. Em 13 de fevereiro o filme estreou na Colômbia, e seguirá pela Argentina, Peru, Uruguai, República Dominicana e Equador a partir de 20 de fevereiro. Fora do continente, a produção chega à Inglaterra e à Espanha no dia 21 e, em 27 de fevereiro, estreia na Austrália.
O filme também recebeu o selo “Must See” no Metacritic, uma distinção rara entre os indicados ao Oscar. Apenas outros três concorrentes ao prêmio de Melhor Filme detêm esse reconhecimento. Além disso, ‘Ainda Estou Aqui‘ lidera os índices de aprovação entre os indicados no Rotten Tomatoes, com 96% de aprovação da crítica e 98% do público. No Letterboxd, plataforma popular entre cinéfilos, o longa ostenta uma média de 4,4 estrelas (de 5).

Temporada de premiações
A jornada de ‘Ainda Estou Aqui‘ nas principais premiações do cinema ainda reserva momentos decisivos. O longa concorre em categorias de destaque nas próximas semanas:
- 23/02 – OFTA Film Award: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
- 02/03 – Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional
Para o Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas oficializou os produtores Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno como representantes do Brasil na categoria de Melhor Filme, elevando a importância do filme para a indústria cinematográfica nacional e global.