Por: Andie Gonçalves
Começa HOJE (04), o Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano, que acontece no Centro de Convenções e na Câmara Municipal da belíssima cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Esta é a primeira edição do evento, que será gratuita e terá a premiada atriz Dira Paes como apresentadora de sua noite de abertura.
O evento se estende até o dia 11 de novembro, e contará com diversos curtas e longas-metragens, todos produzidos na América do Sul. A Cinesur tem também um cantinho especial reservado para shows, além de debates com cineastas e curadores.
A programação contará com três mostras competitivas, uma para “Melhor Longa Sul-Americano“, em que concorrem: “Lucette” (de Mburucuya Fleitas e Oscar Ayala Paciello); “La pampa” (de Dorian Fernández Moris); “Green Grass” (de Ignacio Ruiz); “El visitante” (de Martin Boulocq); “La bruja de Hitler” (de Virna Molina e Ernesto Ardito); e o brasileiro “Mais Pesado É O Céu” (de Petrus Cariry).
Já a categoria de “Melhor Curta Sul-Americano” contará com a participação de: “Sigma” (Allan Riggs e Rubens Sant’Ana), “Milonga de espino” (Álvaro Leivas), “Vias” (Pablo Agustin Richards), “Yigayo yuwuerane” (Ross Dayana López), “Piedra dura” (Rommel Villa) e “Estrellas del desierto” (Katherina Harder).
Além das Mostras de filmes, o evento contará com ampla programação com atividades formativas, fóruns de discussões sobre mercado de cinema e audiovisual na América do Sul, encontro com produtores e realizadores, oficinas de roteiro, de elaboração de projetos audiovisuais e de coprodução internacional, além de duas mostras paralelas: A Animasur (animações em curta-metragem voltada para os públicos infantil e infantojuvenil) e a Mostra Ambiental, que é representada por documentários e obras de ficção relacionadas ao meio-ambiente.
A programação completa você encontra aqui.