Com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, peça aborda com humor e emoção o universo da mulher 50+
A comédia ‘Cenas da Menopausa‘ segue em alta no Teatro Claro MAIS SP. Com sessões esgotadas e grande procura do público, o espetáculo, estrelado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, fica em cartaz até o dia 31 de agosto. A peça, que estreou no Brasil depois de uma temporada de sucesso em Portugal, é dirigida por Jarbas e tem texto e versões musicais de Anna Toledo.
Misturando humor, música e reflexões, o espetáculo joga luz sobre o cotidiano das mulheres que enfrentam a menopausa e os desafios da maturidade. Através de personagens marcantes, cenas curtas e paródias bem-humoradas de clássicos da música pop, a montagem trata de assuntos como mudanças no corpo, relacionamentos, autoestima, carreira, saúde e novas possibilidades para quem já passou dos 50.

Uma comédia sobre a vida real
A peça gira em torno de Teresa (Claudia Raia), uma corretora de imóveis de 49 anos, casada, mãe de dois filhos e vivendo a rotina de uma mulher sobrecarregada, até que os primeiros sintomas da menopausa a pegam de surpresa. Entre ondas de calor, insônia e crises de humor, ela entra numa jornada cheia de dúvidas, descobertas e situações hilárias.
Outras personagens vividas por Claudia também ganham destaque, como Laurinha, sarada, divorciada e em negação diante dos sintomas; Gilda, hippie, desencanada e trocada por um homem mais novo; e Isabel, executiva workaholic que mal consegue se cuidar, além de uma seleção divertida de divas 50+ que abrem o espetáculo.
Jarbas assume múltiplos papéis no palco: Mario, marido de Teresa; Alberto, ex de Gilda; um médico excêntrico; um vidente místico; uma freira; uma vendedora; a tia rabugenta Judite; e até Madonna. Ele também interpreta Vini Visage, um cabeleireiro-influencer que arranca risadas do público.

Reflexão, música e afeto
Além de arrancar gargalhadas, ‘Cenas da Menopausa‘ também propõe um espaço de escuta e troca. “Quando a gente resolveu fazer esse espetáculo, logo decidimos que teria que ser uma comédia, pra falar com graça e leveza de um assunto que pode ser tão pesado. No final, ainda temos um bate-papo com a plateia, que virou quase um momento de desabafo das mulheres, que percebem que não estão sozinhas”, explica Jarbas.
A estrutura da peça se baseia no que a autora Anna Toledo chama de “fases do luto ovariano”: choque, negação, revolta, depressão, barganha e aceitação. A dramaturgia costura essas fases a partir da trajetória de Teresa, mas também dá voz a outras vivências possíveis nesse momento da vida.
Para Anna, o humor é uma ferramenta poderosa. “O riso é uma chave essencial para quebrar o silêncio em torno do tema. A menopausa é um grande perrengue, mas também rende histórias engraçadíssimas. E se todas nós rirmos, juntas, com as nossas próprias histórias?”, comenta.
As músicas que pontuam a narrativa são paródias de grandes sucessos dos anos 80 e 90, como “Fever”, “Hot Stuff”, “Flashdance”, “Like a Virgin”, “Total Eclipse of the Heart” e “I Will Survive”. Todas aparecem em novas versões que reforçam o tom bem-humorado da peça e criam uma conexão afetiva com o público. “Escolhi músicas bem conhecidas, que ficaram marcadas na voz de grandes divas. É mais uma camada feminina na linguagem do espetáculo”, completa Anna.
Arte que transforma e acolhe
Claudia Raia destaca o impacto da peça também fora dos palcos. “O público tem respondido com muito carinho a Cenas da Menopausa, o que reforça a importância de abrirmos espaço para discutir essa fase da vida da mulher e os desafios da maturidade. Temos recebido muitos homens na plateia também, e sabemos que o debate está sendo ampliado. Soube de mulheres que se sentiram mais acolhidas por seus parceiros, compreendidas por seus filhos, uma terapeuta que criou um grupo de apoio à menopausa após assistir à peça. Estamos vendo desdobramentos lindos que nascem da arte, que, com humor, leveza e coragem, presta um grande serviço ao abordar temas que ainda são tabus.”

Histórico de sucesso
A peça estreou em Portugal com uma temporada de seis semanas no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, onde somou 67 apresentações e atraiu mais de 70 mil espectadores. Agora, repete o feito em São Paulo, mostrando que o assunto é urgente, necessário e, sim, pode ser tratado com muita leveza.
‘Cenas da Menopausa‘ é apresentado pelo Ministério da Cultura e tem patrocínio das Lojas Torra.
Serviço – ‘Cenas da Menopausa‘
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Temporada: Até 31 de agosto de 2025
Local: Teatro Claro MAIS SP – Shopping Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04551-000
Capacidade: 801 lugares
Sessões:
Quinta a sábado, às 20h
Domingos às 18h
Ingressos:
De R$25 a R$250.
Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada
Canais de venda oficiais:
Uhuu! – com taxa de serviço
Bilheteria física – sem taxa de serviço
Teatro Claro MAIS SP (Shopping Vila Olímpia)
De 2ª a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados das 12h às 20h
Telefone: (11) 3448-5061