CAPIVARA-HEADER-1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Espetáculo ‘Cenas da Menopausa’ segue em cartaz até agosto após sucesso de sessões esgotadas

Com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, peça aborda com humor e emoção o universo da mulher 50+

A comédia ‘Cenas da Menopausa‘ segue em alta no Teatro Claro MAIS SP. Com sessões esgotadas e grande procura do público, o espetáculo, estrelado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, fica em cartaz até o dia 31 de agosto. A peça, que estreou no Brasil depois de uma temporada de sucesso em Portugal, é dirigida por Jarbas e tem texto e versões musicais de Anna Toledo.

Misturando humor, música e reflexões, o espetáculo joga luz sobre o cotidiano das mulheres que enfrentam a menopausa e os desafios da maturidade. Através de personagens marcantes, cenas curtas e paródias bem-humoradas de clássicos da música pop, a montagem trata de assuntos como mudanças no corpo, relacionamentos, autoestima, carreira, saúde e novas possibilidades para quem já passou dos 50.

Crédito: Renam Christofoletti
Uma comédia sobre a vida real

A peça gira em torno de Teresa (Claudia Raia), uma corretora de imóveis de 49 anos, casada, mãe de dois filhos e vivendo a rotina de uma mulher sobrecarregada, até que os primeiros sintomas da menopausa a pegam de surpresa. Entre ondas de calor, insônia e crises de humor, ela entra numa jornada cheia de dúvidas, descobertas e situações hilárias.

Outras personagens vividas por Claudia também ganham destaque, como Laurinha, sarada, divorciada e em negação diante dos sintomas; Gilda, hippie, desencanada e trocada por um homem mais novo; e Isabel, executiva workaholic que mal consegue se cuidar, além de uma seleção divertida de divas 50+ que abrem o espetáculo.

Jarbas assume múltiplos papéis no palco: Mario, marido de Teresa; Alberto, ex de Gilda; um médico excêntrico; um vidente místico; uma freira; uma vendedora; a tia rabugenta Judite; e até Madonna. Ele também interpreta Vini Visage, um cabeleireiro-influencer que arranca risadas do público.

Crédito: Renam Christofoletti
Reflexão, música e afeto

Além de arrancar gargalhadas, ‘Cenas da Menopausa‘ também propõe um espaço de escuta e troca. “Quando a gente resolveu fazer esse espetáculo, logo decidimos que teria que ser uma comédia, pra falar com graça e leveza de um assunto que pode ser tão pesado. No final, ainda temos um bate-papo com a plateia, que virou quase um momento de desabafo das mulheres, que percebem que não estão sozinhas”, explica Jarbas.

A estrutura da peça se baseia no que a autora Anna Toledo chama de “fases do luto ovariano”: choque, negação, revolta, depressão, barganha e aceitação. A dramaturgia costura essas fases a partir da trajetória de Teresa, mas também dá voz a outras vivências possíveis nesse momento da vida.

Para Anna, o humor é uma ferramenta poderosa. “O riso é uma chave essencial para quebrar o silêncio em torno do tema. A menopausa é um grande perrengue, mas também rende histórias engraçadíssimas. E se todas nós rirmos, juntas, com as nossas próprias histórias?”, comenta.

As músicas que pontuam a narrativa são paródias de grandes sucessos dos anos 80 e 90, como “Fever”, “Hot Stuff”, “Flashdance”, “Like a Virgin”, “Total Eclipse of the Heart” e “I Will Survive”. Todas aparecem em novas versões que reforçam o tom bem-humorado da peça e criam uma conexão afetiva com o público. “Escolhi músicas bem conhecidas, que ficaram marcadas na voz de grandes divas. É mais uma camada feminina na linguagem do espetáculo”, completa Anna.

Arte que transforma e acolhe

Claudia Raia destaca o impacto da peça também fora dos palcos. “O público tem respondido com muito carinho a Cenas da Menopausa, o que reforça a importância de abrirmos espaço para discutir essa fase da vida da mulher e os desafios da maturidade. Temos recebido muitos homens na plateia também, e sabemos que o debate está sendo ampliado. Soube de mulheres que se sentiram mais acolhidas por seus parceiros, compreendidas por seus filhos, uma terapeuta que criou um grupo de apoio à menopausa após assistir à peça. Estamos vendo desdobramentos lindos que nascem da arte, que, com humor, leveza e coragem, presta um grande serviço ao abordar temas que ainda são tabus.

Crédito: Renam Christofoletti
Histórico de sucesso

A peça estreou em Portugal com uma temporada de seis semanas no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, onde somou 67 apresentações e atraiu mais de 70 mil espectadores. Agora, repete o feito em São Paulo, mostrando que o assunto é urgente, necessário e, sim, pode ser tratado com muita leveza.

Cenas da Menopausa‘ é apresentado pelo Ministério da Cultura e tem patrocínio das Lojas Torra.

Serviço – ‘Cenas da Menopausa

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Temporada: Até 31 de agosto de 2025 

Local: Teatro Claro MAIS SP – Shopping Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04551-000

Capacidade: 801 lugares 

Sessões:

Quinta a sábado, às 20h

Domingos às 18h

Ingressos:

De R$25 a R$250.  

Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada

Canais de venda oficiais:

Uhuu! – com taxa de serviço

Bilheteria física – sem taxa de serviço

Teatro Claro MAIS SP (Shopping Vila Olímpia) 

De 2ª a sábado, das 10h às 22h

Domingos e feriados das 12h às 20h

Telefone: (11) 3448-5061

Siga @capivaraalternativa no Instagram e Tik Tok.

TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTAS POSTAGENS :

vídeos do capy

‘Television Love’: conheça a faixa recente de Of Monsters and Men que quebrou cinco anos de silêncio criativo
Allie X anuncia show extra em São Paulo após esgotar ingressos em 30 minutos
Ozzy Osbourne, “Príncipe das Trevas” do heavy metal, morre aos 76 anos
Tyler, The Creator lança álbum novo e provoca fãs com ação interativa
Lançamentos internacionais: Alex Warren, Twenty One Pilots, The Black Keys e FKA Twigs atualizam seus projetos
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
 

favoritos do capy

Edit Template

© Copyright 2023 Capivara Alternativa – Todos os direitos reservados.

Pular para o conteúdo