FLOW: uma animação como nenhuma outra

Com uma narrativa tocante e um visual deslumbrante, o filme dirigido por Gints Zilbalodis concorre ao Oscar de “Melhor Animação”

Quem diria que dois dos lançamentos mais impactantes do ano teriam a Mãe Natureza e um gato como peça central? Dirigida por Gints Zilbalodis, Flow é uma experiência fantástica, combinando história e visuais deslumbrantes. A trama acompanha um gato solitário tentando sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, onde a água está submergindo tudo ao seu redor. Ao invés de diálogos tradicionais, o filme aposta na força da ambientação visual e sonora para transmitir emoções, garantindo que a atenção do público nunca se disperse. Seja pela beleza dos cenários, momentos de tensão a ou pela maneira como a natureza se torna quase um personagem próprio na trama.

Narrativa sem palavras, mas com muita emoção

Sem recorrer a falas expositivas, a animação dispensa diálogos e aposta em sons reais da natureza. Ao invés de explicações diretas, o filme nos convida a interpretar suas metáforas. Cada detalhe da ambientação e cada gesto do protagonista são usados para transmitir emoções, dependendo da intuição do público para construir a história. A autenticidade do filme, está em capturar perfeitamente a essência dos animais, por meio de gestos, movimentos sutis e sons reais, transmitindo emoções fiéis. Cada interação e pista visual são trabalhadas com um senso apurado de fluidez, vulnerabilidade e sobrevivência. A relação entre os animais evolui naturalmente, sem pressa, permitindo que o espectador se conecte com cada um deles.

A imersão sensorial

O design de áudio de Flow é um dos grandes trunfos do filme. Cada som é essencial para a atmosfera da animação. A obra constrói um ritmo contemplativo. Cada som é pensado para intensificar a imersão, incentivando a exploração sem a necessidade de elementos visuais intrusivos. A trilha sonora sutil adiciona camadas de mistério e, em certos momentos, uma melancolia profunda, sempre acompanhando com precisão a trajetória dos personagens. Mas o que realmente impressiona é a captação de áudio. O realismo presente nos sons da natureza, nos movimentos dos animais e até no impacto das pequenas patas sobre a madeira do barco reforça a sensação de isolamento e vulnerabilidade.

Cenários que contam histórias

Outro destaque são os cenários. A floresta, grande parte do tempo submersa, ganha um visual que define o tom da narrativa. Cada canto dos ambientes revelam detalhes sutis da história. Mesmo sem a presença humana, e a arquitetura desgastada, os objetos esquecidos e os móveis abandonados contam uma história própria, entrelaçada à jornada do protagonista. Com uma atenção especial à renderização da luz, da água e aos enormes olhos curiosos do gato.

Uma obra marcante e reflexiva

Flow seduz o espectador com sua estética impressionante e uma história de aventura que remete aos clássicos do gênero. À medida que a narrativa se aprofunda, surge uma percepção mais trágica: o equilíbrio da natureza é frágil e, enquanto as criaturas terrestres progridem, as marinhas enfraquecem. Essa contradição reforça a temática agridoce da existência, onde a sobrevivência de uns pode significar a perda de outros. O filme se destaca ao desenvolver um vínculo emocional genuíno entre o espectador e os animais em cena, sem precisar de diálogos. É uma obra minimalista nas palavras, mas grandiosa nas sensações. Cada detalhe visual e sonoro trabalha em harmonia para criar, com sucesso. uma experiência imersiva e reflexiva. A indicação de “Melhor Filme de Animação” ao Oscar nunca fez tanto sentido.

Siga @capivaraalternativa no Instagram Tiktok.

Siga @capivaraalternativa no Instagram e Tik Tok.

CAPY NEWS

Corações Naufragados | Filme aborda ataque ao Brasil durante a Segunda Guerra Mundial

‘O Agente Secreto’ | Maior abertura brasileira de 2025 impulsiona corrida internacional e mantém cinemas cheios

O que assistir, rever ou descobrir em 2025? De feiticeiros, ghostface ao cinema italiano

1
CAPI NA CCXP!
CAPI NA CCXP!
01:17
2
HARRY POTTER: UM GRANDE BAILE TRIBRUXO
HARRY POTTER: UM GRANDE BAILE TRIBRUXO
01:09
3
Quem você não quer que morra na nova temporada de Stranger Things?
Quem você não quer que morra na nova temporada de Stranger Things?
00:47
4
"A CULTURA ANDA JUNTO COM A DEMOCRACIA" - Wagner Moura
"A CULTURA ANDA JUNTO COM A DEMOCRACIA" - Wagner Moura
00:38
5
WICKED BRASIL | 500 mil espectadores e emoção que se mantém
WICKED BRASIL | 500 mil espectadores e emoção que se mantém
02:01
6
WICKED - PREMIERE EM SÃO PAULO
WICKED - PREMIERE EM SÃO PAULO
02:04
7
NOITE DE HULUWEEN
NOITE DE HULUWEEN
00:32
8
CAPY NO HALLOWEEN DA PABLLO
CAPY NO HALLOWEEN DA PABLLO
00:01
9
#SALVEROSA | Novo suspense brasileiro expõe realidade oculta
#SALVEROSA | Novo suspense brasileiro expõe realidade oculta
01:53
10
O ÚLTIMO EPISÓDIO | UMA VIAGEM NO TEMPO CINEMATOGRÁFICA
O ÚLTIMO EPISÓDIO | UMA VIAGEM NO TEMPO CINEMATOGRÁFICA
02:32