‘Frankenstein’ é a nova produção dirigida pelo vencedor do Oscar Guillermo del Toro em parceria com a Netflix, com estreia marcada para novembro de 2025
Guillermo del Toro, mente brilhante por trás de ‘A Forma da Água‘ vinha sonhando com sua versão de Frankenstein desde os anos 2000. Agora, em parceria com a Netflix, adapta o clássico de Mary Shelley sobre Victor Frankenstein, um cientista brilhante, porém egocêntrico, que dá vida a uma criatura em um experimento monstruoso.

Um projeto há muito tempo em gestação
Del Toro sonha em adaptar Frankenstein há mais de 20 anos, ele desenvolveu esboços e criou sua própria visão estética, muito influenciada pelo estilo gótico do artista Bernie Wrightson. Sendo um grande admirador do artista, a atmosfera e a estética gótica se fazem presentes na obra.
Em 2009, quase dirigiu uma versão para a Universal, mas o estúdio queria um terror de ação, e ele desistiu porque não queria perder a essência poética da história. O filme será uma adaptação da obra original de 1818 escrita por Mary Shelley, porém, em Cannes, o diretor comentou que sua versão não é um filme de terror, mas uma história profundamente focada nas relações entre pais e filhos e nos impactos da criação e rejeição emocional. Isso reflete diretamente no aspecto do monstro, em vez de uma monstruosidade grande e imponente fisicamente, um ser magro, trágico e melancólico.
Elenco e Produção
Inicialmente, Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha) havia sido escalado para viver A Criatura, porém, por conflitos de agenda, foi substituído por Jacob Elordi (Euphoria). Embora o desfalque, o elenco é formado por rostos familiares, como Oscar Isaac (Cavaleiro da Lua) vivendo o Dr. Victor Frankenstein e Mia Goth (Pearl) como Elizabeth.
O laboratório de Victor Frankenstein foi construído em um poço do século XVIII nos Cárpatos. É um lugar que tem uma vista de 360°, com colunas de vidro que brilham em vermelho. Esse ambiente mistura tecnologia, mitologia e estilo gótico. Além disso, locações históricas como a Royal Mile em Edimburgo e a Catedral de Glasgow foram transformadas em cenários de 1850.
Frankenstein é o Monstro Favorito do Diretor
Guillermo del Toro tem uma relação pessoal e obsessiva com Frankenstein. Em entrevistas, já afirmou ser “o livro da sua vida” e que o monstro é o personagem com o qual mais se identifica. Nesse sentido, gera uma expectativa tamanha em relação ao lançamento da obra, com um diretor que possui tanto carinho pelo personagem de seu trabalho. Embora exista a confirmação de que o filme lançará nos cinemas, ainda não existe uma data. Porém, o lançamento exclusivo na Netflix será em novembro deste ano.