Produções como ‘O Último Azul’, ‘Para Vigo Me Voy’ e ‘Arca de Noé’ marcaram presença na 53ª edição do evento, que termina neste sábado, 23 de agosto
A 53ª edição do Festival de Gramado, realizada entre 13 e 23 de agosto, contou com uma presença significativa da Globo Filmes em sua programação. Três títulos coproduzidos pela empresa foram exibidos ao longo do evento: o premiado drama ‘O Último Azul‘, o documentário ‘Para Vigo Me Voy‘ e a animação ‘Arca de Noé‘, todos com destaque especial em diferentes mostras do festival.
Abertura com Gabriel Mascaro e homenagem a Rodrigo Santoro
No dia 15, o longa ‘O Último Azul‘, de Gabriel Mascaro, foi o responsável por abrir oficialmente o festival. O filme já vinha de uma trajetória internacional marcante, com o Urso de Prata em Berlim e os prêmios de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção e Melhor Interpretação (para Denise Weinberg) no Festival de Guadalajara.
Ambientada na Amazônia de um Brasil quase distópico, a trama acompanha Tereza. A protogonista é uma mulher de 77 anos que decide viver uma última aventura antes de enfrentar o exílio compulsório imposto a idosos pelo governo. A produção reúne parceiros de diferentes países, incluindo Desvia Filmes (Brasil), Cinevinay (México), Quijote Films (Chile) e Viking Film (Países Baixos), além da coprodução da Globo Filmes. A distribuição no Brasil fica a cargo da Vitrine Filmes.
Antes da exibição, o ator Rodrigo Santoro, que também integra o elenco do longa, recebeu o Kikito de Cristal. O prêmio homenageia personalidades de relevância no cinema brasileiro e internacional.

Documentário sobre Cacá Diegues ganha sessão brasileira
Já no dia 20 de agosto, o público pôde assistir à primeira exibição no Brasil de ‘Para Vigo Me Voy‘, documentário dirigido por Lírio Ferreira e Karen Harley sobre a vida e obra do cineasta Cacá Diegues. O filme havia feito sua estreia mundial em Cannes e, em Gramado, integrou a mostra competitiva de longas documentais.
A produção leva assinatura de Diogo Dahl, da Coqueirão Pictures, em parceria com Globo Filmes, GloboNews, Raccord, Sinédoque e Dualto Produções. A distribuição nacional será feita pela Gullane+.

“Arca de Noé” no Cinema nos Bairros
Outro destaque da participação da Globo Filmes foi a animação ‘Arca de Noé‘, dirigida por Sérgio Machado e Alois Di Leo. Inspirada na obra de Vinicius de Moraes, a produção recebeu o Grande Otelo de Melhor Animação e, em Gramado, integrou a mostra Cinema nos Bairros.
Com sessões realizadas entre os dias 19 e 22 de agosto em escolas municipais da cidade, o filme ajudou a descentralizar a programação, aproximando o festival de diferentes públicos. ‘Arca de Noé‘ é uma produção da Gullane e da VideoFilmes, em parceria com Globo Filmes, Telecine, Symbiosys e Imagem Filmes.

Apoio à formação de novos realizadores
Além das exibições, a Globo Filmes também apoiou a Mostra Educavídeo. O projeto apresentou produções de jovens da rede pública de Gramado participantes do programa de capacitação audiovisual. A iniciativa premiou os dez melhores projetos e distribuiu brindes aos estudantes, colocando em evidência o compromisso do Festival de Gramado com a formação de novas gerações no cinema.