Primeira direção de Kristen Stewart estreou em uma mostra em Cannes e teve sua estreia no Brasil na Mostra Panorama do Festival do Rio 2025
Kristen Stewart, a eterna Bella Swan da Saga Crepúsculo, está ampliando seu repertório e estreia na direção este ano. O primeiro longa dirigido pela atriz se chama ‘A Cronologia da Água‘ e participou da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2025. A história é uma adaptação do livro “The Chronology of Water” de Lidia Yuknavitch e teve sua estreia em solos brasileiros no Festival do Rio 2025, que acontece entre 2 e 12 de outubro.

Dor, Perda e Identidade Feminina
‘A Cronologia da Água‘ acompanha Lidia (Imogen Poots), uma nadadora olímpica que tenta reconstruir sua vida após uma infância traumática. Abuso sexual, perda, vícios e autodestruição. A história mostra sua jornada tanto emocional quanto artística, enquanto ela busca salvação através da arte e especialmente da natação.
Embora essa seja a primeira direção em longa-metragem de Kristen, foi em 2017 que ela dirigiu seu primeiro curta-metragem chamado “Come Swim“, que também teve sua estreia no Festival de Cannes do mesmo ano. Enquanto realizava uma entrevista para a revista Porter em 2024, Kristen deu uma instigada sobre o que esperar de seu debut diretorial:
“Meu filme é sobre incesto, menstruação e uma mulher retomando de forma violenta a posse de seu corpo e de sua voz, e isso é, em alguns momentos, difícil de assistir. Mas será uma jornada empolgante.”
Além de Stewart, que é um nome popularmente conhecido, o elenco também possui rostos familiares ao público, como Thora Birch (Beleza Americana) e Tom Sturridge (Sandman).
Reconhecimento Internacional e Chegada ao Brasil
Apesar de ser seu primeiro longa dirigido, ‘A Cronologia da Água‘ obteve 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e as críticas reuniram comentários positivos de veículos enormes como as revistas Rolling Stone, The Hollywood Reporter e Time Magazine. Seja como for, ainda vamos ter de esperar mais um pouco para apreciar nas telonas. Embora tenha estreado no Festival do Rio, o longa só estreia nos cinemas de todo o país em 15 de janeiro de 2026.