CAPIVARA-HEADER-1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O Agente Secreto”: conheça mais sobre o filme de Kleber Mendonça Filho, aclamado com 13 minutos de aplausos em Cannes

Longa entrou na disputa pela Palma de Ouro com sessão no Grand Théâtre Lumière e levou a energia do Recife para a Croisette

Kleber Mendonça Filho voltou a conquistar Cannes. “O Agente Secreto“, seu novo longa-metragem, teve estreia mundial neste último domingo (18), às 15h no horário local de Cannes (10h no horário de Brasília). A exibição no tradicional Grand Théâtre Lumière integra a competição oficial do Festival de Cannes 2025. Assim que os créditos subiram, o público aplaudiu de pé durante 13 minutos, um momento marcante que terminou com um discurso emocionado do diretor pernambucano.

A estreia marca o pontapé inicial da trajetória internacional do filme, que entra na disputa pela cobiçada Palma de Ouro, uma das maiores honrarias do cinema mundial.

Foto: Divulgação
Elenco brasileiro invadiu o tapete vermelho

A sessão contou com a presença do diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux e de boa parte do extenso elenco. Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Carlos Francisco, Roberio Diogenes, Hermila Guedes, Isabél Zuaa, Laura Lufési, Roney Villela, Fafá Dantas, Isadora Ruppert, Ítalo Martins, Kaiony Venâncio, Geane Albuquerque, João Vitor Silva, Nivaldo Nascimento, Cely Farias, Albert Tenório, Lula Terra, Priscila Ferraz, Igor de Araújo, Ane Oliva, Joálisson Cunha e Buda Lira passaram pelo tapete vermelho, representando o time que dá vida à trama.

Foto: Soraya Ursine
Thriller político ambientado no Brasil dos anos 70

Escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” é um thriller político ambientado no Brasil de 1977. A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna ao Recife após passar anos longe, tentando reencontrar algum tipo de paz. Contudo, sua cidade natal esconde perigos e segredos que ele não esperava encontrar.

O longa é uma coprodução internacional, envolvendo Brasil (CinemaScópio), França (MK Productions), Holanda (Lemming) e Alemanha (One Two Films). No Brasil, a distribuição fica por conta da Vitrine Filmes.

Foto: Divulgação
Uma relação de longa data

Esta foi a quinta participação de Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes. Há exatos 20 anos, em maio de 2005, o curta-metragem “Vinil Verde” foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores (hoje chamada Quinzena de Cineastas). Na época, Kleber ainda era mais conhecido como crítico de cinema do que como diretor. Desde então, o curta se tornou um dos mais comentados da produção brasileira.

A estreia de Kleber na competição principal do festival aconteceu em 2016, com “Aquarius“. Em 2019, ele voltou à disputa com “Bacurau“, co-dirigido por Juliano Dornelles. Já em 2023, apresentou “Retratos Fantasmas” na Seleção Oficial, em Sessão Especial.

Kleber Mendonça Filho
Além de Cannes: presença confirmada na Austrália

Após estrear em Cannes, “O Agente Secreto” já tem mais um compromisso marcado: ele também participa da competição oficial do Sydney Film Festival, entre os dias 4 e 15 de junho. Em 2015, Kleber venceu o prêmio principal desse mesmo festival com “Aquarius“, o que aumenta ainda mais as expectativas sobre o novo trabalho.

Frevo, cultura pernambucana e emoção na Croisette

A exibição em Cannes não foi marcada só pelo filme. Kleber Mendonça Filho levou parte do Recife para a Riviera Francesa. Antes da sessão, o tapete vermelho ganhou um tempero especial com a presença dos Guerreiros do Passo, discípulos do Mestre Nascimento do Passo, e músicos da Orquestra Popular do Recife. O grupo trouxe frevo e alegria para a Croisette, criando um momento inédito: foi a primeira vez que esse ritmo tradicional do carnaval pernambucano apareceu no tapete vermelho de Cannes.

O coletivo já havia participado de “Retratos Fantasmas“, documentário anterior de Kleber, e tem como missão valorizar e divulgar a dança e a música do frevo. A ação em Cannes faz parte da campanha de divulgação do filme e contou com o apoio do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura, da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), da Marca Brasil (@visitbrasil) e da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura). Também apoiaram o evento o Governo de Pernambuco, através da Empetur, da Secretaria de Cultura do Estado e da PNAB-PE.

Foto: Soraya Ursine

O Agente Secreto” saiu de Cannes aplaudido e, com frevo e suspense, mostrou que o cinema brasileiro segue pulsando com força no cenário mundial.

Siga @capivaraalternativa no Instagram Tik Tok.

TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTAS POSTAGENS :

vídeos do capy

Weezer, Bloc Party e Mogwai tocam no Parque Ibirapuera em novembro
The Black Keys lança ‘No Rain, No Flowers’ e aposta na reinvenção
‘The Life Of A Showgirl’: tudo o que sabemos sobre o novo álbum de Taylor Swift e sua participação no New Heights
Taylor Swift anuncia ‘The Life of a Showgirl’ para outubro
Ed Sheeran se reúne com Rupert Grint em novo clipe ‘A Little More’
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
 

favoritos do capy

Edit Template

© Copyright 2023 Capivara Alternativa – Todos os direitos reservados.

Pular para o conteúdo