Longa baseado na mesma história real que inspirou ‘O Exorcista’ estreia nos cinemas brasileiros em 31 de julho
O Exorcista de William Friedkin é um clássico do terror e considerado, por muitos, o suprassumo do gênero. Baseado no exorcismo mais documentado dos Estados Unidos, que durou aproximadamente 23 dias, David Midell (O Assassinato de Kenneth Chamberlain), assim como Friedkin, deseja apresentar sua própria interpretação da narrativa em ‘O Ritual‘.

Exorcismo e Provação Espiritual
Embora frequentemente se relacione à história que inspirou O Exorcista (baseada no caso de Roland Doe em 1949), O Ritual traz outra história real. No entanto, tanto o caso envolvendo Emma Schmidt quanto as experiências de Roland ajudam a compor o imaginário cultural de possessão e exorcismo que influenciou ambas as obras.
O caso retratado na produção é o da Emma Schmidt, ocorrido em 1928, em Earling, Iowa. A cerimônia foi conduzida pelo padre Theophilus Riesinger com a ajuda de Joseph Steiger. A grande questão dentro da trama é que um deles está passando por uma crise de fé e o outro lidando com traumas pessoais. Dessa forma, o diretor traz uma dinâmica interessante junto a questionamentos e reflexões visando salvar a vida de jovem possuída.

Ceticismo, Trauma e Fé
O Ritual narra a jornada de dois padres, cada um enfrentando seus próprios dilemas, um questionando sua fé, outro marcado por um passado turbulento. Conduzindo um longo exorcismo para salvar a vida de uma jovem possuída, ambos enfrentam manifestações sobrenaturais e travam uma batalha que explora o confronto entre ceticismo, trauma e fé.
Estrelado pelo lendário Al Pacino (Scarface) junto de Dan Stevens (Cuckoo), a produção busca retratar com fidelidade o histórico real do caso de Emma Schmidt de 1928. Distribuído pela Paris Filmes, estreia em 31 de julho. nos cinemas de todo país.