Dirigido por Gabriel Mascaro, ‘O Último Azul‘ estreia nos cinemas brasileiros em 28 de agosto. O longa venceu três prêmios no Festival de Berlim 2025.
Além do Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri, “O Último Azul” recebeu o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Jornal Berliner Morgenpost. Recentemente, o Festival de Toronto (TIFF) anunciou o filme como parte da seleção oficial da mostra Centrepiece, dedicada a diretores contemporâneos em destaque.
O Canadá sediará o TIFF, um dos maiores festivais do mundo, de 4 a 14 de setembro.
Estrelado por Denise Weinberg, com Rodrigo Santoro, Adanilo e Miriam Socarrás, o filme já foi selecionado por mais de 40 festivais internacionais.
Além disso, 65 países exibirão “O Último Azul”, com distribuição já confirmada na Europa, América Latina, Ásia e Oceania.
Antes da estreia comercial, o Festival de Gramado exibirá o filme em sessão especial no dia 15 de agosto.
Na Berlinale, o longa alcançou a maior média entre os filmes em competição, segundo o “jury grid” do Screen International. O filme também mantém 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes, segundo as críticas publicadas até o momento.
Reconhecimento internacional
Na América Latina, venceu o prêmio de Melhor Filme de Ficção no Festival de Guadalajara e teve destaque no Festival de Lima. Enquanto isso, sua trajetória também passou por eventos como o New Horizons (Polônia), Melbourne (Austrália) e o Festival de Xangai.
No Brasil, autoridades e representantes do setor cultural assistiram a “O Último Azul” em uma sessão especial no Palácio da Alvorada.
A produção é ambientada na Amazônia e acompanha a jornada de Tereza, uma idosa forçada a se mudar para uma colônia governamental. Ao tentar realizar seu último desejo, ela embarca em uma travessia marcada por resistência, afetos e descobertas.
A produção é da Desvia e Cinevinay, com coprodução da Globo Filmes, Quijote Films, Viking Film e distribuição nacional da Vitrine Filmes. Por fim, a distribuição internacional inclui territórios como França, Alemanha, Portugal, México, Austrália, Indonésia, Israel e Escandinávia.