‘Onda Nova’ retorna aos cinemas após censura pela ditadura militar em 1983

Após restauração, ‘Onda Nova’ de 1983 retorna aos cinemas após ser censurado pela ditadura militar

Onda Nova‘ é o segundo título da chamada “trilogia do desejo”, assinada pelos diretores e roteiristas Ícaro Martins e José Antônio Garcia. Sobretudo com uma ótima e bem-sucedida trajetória em festivais em São Paulo, o longa já está disponível para deleite do público. O relançamento instiga a curiosidade envolta do enredo e quais as circunstâncias que o fizeram ser censurado na época da ditadura militar.

Carla Camurati e Neide Santos em 'Onda Nova' de 1983, filme censurado pela ditadura militar.
Foto: Divulgação / Vitrine Filmes

Contudo, redescobrir uma obra que desafiou a censura da ditadura quatro décadas depois certamente é uma experiência provocadora. O longa teve seu lançamento original extremamente prejudicado, sendo até mesmo interditado após a exibição na 7ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Sinopse e Enredo

‘Onda Nova‘, é uma comédia erótica e anárquica que reúne histórias das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube. O time de futebol feminino formado em plena ditadura militar com o apoio de renomados jogadores da época como Casagrande, Pitta e Wladimir – expoentes da Democracia Corintiana, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um simbólico jogo internacional contra a seleção italiana. Confira o trailer:

Não apenas estão entre o elenco, Carla Camurati e Cristina Mutarelli, o longa marca participações especiais de ícones que marcaram a época, como Regina Casé, Caetano Veloso e o locutor Osmar Santos.

Ainda mais, o diretor Ícaro Martins comenta o impacto e identidade que o filme carrega pela época:

É um filme onde o desejo assume o protagonismo, define e conduz as personagens e a narrativa”. Ele continua: “Mesmo não tratando diretamente de política, ao colocar o desejo como afirmação de identidade e de vida, ‘ONDA NOVA‘ é a própria negação da ditadura vigente na época. Por isso a censura não foi apenas a uma cena ou outra, mas ao filme inteiro.”

Portanto, o relançamento do filme apenas se tornou possível graças a um cuidadoso processo de restauração conduzido por Aclara Produções Artísticas e pela família de José Antonio Garcia, com apoio da Cinemateca Brasileira, Zumbi Post e JLS Facilidades Sonoras.

Onda Nova‘ já está sendo exibido em telas brasileiras como testemunho do vigor do cinema, para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.

Siga @capivaraalternativa no Instagram Tik Tok.

Siga @capivaraalternativa no Instagram e Tik Tok.

CAPY NEWS

Allie X encerra passagem pelo Brasil com show catártico e intimista no Cine Joia

Invocação do Mal aposta em prequel para manter fôlego da franquia nos cinemas

Joe Keery testa novos limites em ‘Alerta Apocalipse’