Academia Brasileira de Cinema abriu inscrições para os filmes que vão concorrer a uma vaga entre os indicados ao prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional.
A próxima edição da maior premiação do cinema já tem data para acontecer! A 98ª edição do Oscar será no dia 15 de março de 2026 e a Academia Brasileira de Cinema já está de prontidão para este espetáculo. Sendo a única entidade responsável pela seleção de obras nacionais, a Comissão de Seleção se reunirá no dia 8 de setembro para a escolha de uma pré-lista de seis títulos e no dia 15 de setembro para a decisão final do título escolhido.

Inscrições, Regras e mais detalhes
A AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Science) define quem está elegível para a categoria no Oscar. Lançado no país entre 1 de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025, a corrida comercial exclusiva nos cinemas é um critério.
Além disso, o envio da cópia do Certificado de Produto Brasileiro (CPB) do filme fornecido pela Ancine é obrigatório. Se os produtores da obra não estiverem associados à Academia Brasileira de Cinema, haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 1.000,00.
Ainda mais, se a estreia comercial do filme acontecer em datas após o encerramento do prazo de inscrições (10 de agosto de 2025), a produtora responsável deverá enviar uma carta à Academia assinada juntamente com distribuidor do filme, especificando a data de estreia, cinema, cidade e o número mínimo de 07 dias consecutivos de exibição até o prazo máximo estabelecido na Regra 16.
A Seleção
A Comissão de Seleção é composta por 15 membros titulares e 5 suplentes. Sendo eles 12 eleitos em votação entre os sócios da Academia e outros três membros indicados pela diretoria, todos profissionais do meio cinematográfico brasileiro, mas não necessariamente associados. Dessa forma, formando um time sólido e preparado para possíveis faltas futuras.
A Comissão receberá os links dos filmes inscritos exclusivamente na plataforma da Academia para avaliação.
Portanto, realize as inscrições neste site até o dia 10 de agosto de 2025.
Expectativas
O Brasil fez história na última edição do Oscar. Nosso cinema tem sido valorizado e reconhecido mundo afora desde então. Por fim, há esperança de que filmes como ‘O Agente Secreto‘ possam chegar tão longe e nos trazer a euforia e felicidade que ‘Ainda Estou Aqui‘ proporcionou para toda a nação.