Vem com a gente conhecer o quinteto inglês que está revolucionando a música alternativa!
O quinteto feminino The Last Dinner Party é o respiro que o mundo musical tanto precisa neste momento. A garra feminina, muita ambição, melodrama, elegância e extravagância que nós tanto buscamos, chega agora repaginada para os dias atuais, sem deixar de lado o conceito no qual a banda se inspira.
–
Formação
A banda foi formada em 2021, na cidade de Londres, capital da Inglaterra, e é composta por Abigail Morris (vocais), Lizzie Mayland (vocais e guitarra), Emily Roberts (guitarra, bandolin, flauta), Georgia Davies (baixo), e Aurora Nishevci (vocais e teclado) e, apesar de ainda estarem na procura de uma baterista oficial, a banda conta com Rebekah Rayner nas performances ao vivo.
–
Antes de ser formada, a banda já dava sinais em 2020, quando Abigail Morris, Lizzie Mayland e Georgia Davies se conheceram, em Londres mesmo, antes de iniciar a Universidade. Depois de fazerem alguns shows juntas, a ‘The Dinner Party‘ (nome original) entrou no planejamento. O nome original foi ‘inspirado na ideia de um grande jantar debochado, onde as pessoas se reuniam para comemorar com um banquete hedonista‘. Um amigo em comum acabou por recomendar Emily Roberts, e depois disso, foi a vez de Aurora Nishevci se juntar ao grupo.
–
–
Encontrando seu som
Com a pandemia da COVID-19, a banda enfrentou grandes dificuldades para se juntar em ensaios visto que, como todo resto do mundo, o Reino Unido também bloqueou as saídas de casa e o contato humano. Por isso, seu primeiro show juntas só veio a acontecer no final 2021, quando as leis inglesas já estavam mais flexíveis. Depois disso, a banda dedicou 2022 quase inteiramente a aprimorar e encontrar seu som, construindo no boca-a-boca a reputação incrível que agora cultivam. A banda chegou a tocar um set de abertura para os Rolling Stones, oportunidade essa que fez com que elas assinassem um contrato com uma grande gravadora antes mesmo de lançar sua primeira música oficialmente.
–
Elas assinaram com a Island Records como ‘The Last Dinner Party‘ (para evitar confusão com o supergrupo de hip hop Dinner Party) e lançaram ‘Nothing Matters‘, canção produzida por James Ford, em 19 de abril de 2023. A música foi também anunciada como parte da trilha sonora do EA Sports FC 24.
–
–
Durante o verão de 2023, a banda apoiou Hozier, e tocou em vários festivais pela Europa, como no Reino Unido, Irlanda, incluindo o Glastonbury e Latitude. Elas também foram convidadas para uma sessão ao vivo no programa da BBC Radio 6 Music, New Music Fix Friday. Inclusive, a banda ganhou o prêmio BBC Radio 1’s Sound Of 2024.
–
Seu segundo single, ‘Sinner’, foi lançado em 30 de junho de 2023, e logo após, em 9 de outubro do mesmo ano, lançaram o terceiro single ‘My Lady of Mercy‘, também produzidos por James Ford.
–
Referências musicais
A banda cita David Bowie como principal influência, e isso é, de fato, notável. O quinteto já chegou a ser comparado com Kate Bush, Siouxsie and the Banshees, Roxy Music, Queen, Sparks, Florence Welch, e Warpaint. Apesar das comparações, ‘The Last Dinner Party‘ traz um som único e surpreendente.
–
Seu álbum de estreia, ‘Prelude to Ecstasy‘ foi lançado hoje, 02 de fevereiro e você pode (e deve!) ouvir ele aqui.
–
Continue acompanhando o site, pois em breve postaremos nossa review desse incrível álbum de estreia de uma banda que veio pra ficar.