Só no dia 22 de maio, quem soltar a voz nas bilheterias de São Paulo, Rio e Salvador garante 50% de desconto
Para celebrar a estreia do aguardado documentário “Ritas“, que homenageia a vida e a obra de Rita Lee, o público terá uma oportunidade única nesta quinta-feira, 22 de maio. Em uma ação que combina afeto e irreverência, características marcantes da própria artista, quem cantar uma música da Rainha do Rock Brasileiro na bilheteria garante meia-entrada em sessões nos cinemas Espaço Petrobras Augusta (São Paulo), Estação Net Rio (Rio de Janeiro) e Cine Glauber Rocha (Salvador). A promoção vale somente no dia da estreia, que acontece exatamente na data escolhida pela cantora como seu “novo aniversário”.
Uma estreia carregada de emoção e expectativa
Exibido com exclusividade no Festival É Tudo Verdade, em abril de 2025, “Ritas“ já havia causado alvoroço com sessões esgotadas. Agora, o longa estreia nos cinemas de forma inédita e limitada, cercado de expectativa e com grande apelo entre os fãs. Com o sucesso da prévia nos festivais e o carinho que o público ainda carrega por Rita Lee, a estratégia de oferecer o desconto a quem homenagear a artista com uma canção é, ao mesmo tempo, simbólica e eficaz, além de garantir boas doses de emoção já no saguão dos cinemas.
O filme e a Rita por trás do ícone
A produção é dirigida por Oswaldo Santana e codirigida por Karen Harley, que também assinam o roteiro ao lado de Fernando Fraiha. “Ritas” entrega muito mais do que uma simples retrospectiva da carreira da artista. O filme apresenta a última entrevista inédita de Rita Lee, recheada de memórias, reflexões e momentos tocantes. A própria cantora também gravou cenas de seu cotidiano, oferecendo ao público um retrato íntimo e raro de sua vida fora dos palcos.
O documentário ainda impressiona pelo rigor de pesquisa. Antônio Venâncio e Eloá Chouzal assinam a curadoria do vasto material de arquivo, bastante elogiado pela crítica especializada. Tudo isso embalado pela personalidade única de Rita e sua conexão profunda com diferentes gerações de brasileiros.

Produção e distribuição com grandes nomes
“Ritas” é uma produção da Biônica Filmes, em coprodução com a 7800 Productions e a Claro, com apoio da Globo Filmes e da DOT Cine. A realização conta com incentivos do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo. A codistribuição é da Biônica Filmes com a Paris Filmes, e o UOL apoia a ação com cobertura de mídia.
Ficha técnica
Direção: Oswaldo Santana
Codireção: Karen Harley
Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha
Pesquisa: Antônio Venâncio e Eloá Chouzal
Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho
Montagem: Oswaldo Santana, AMC
Fotografia: Janice d’Avila
Arte: Ricardo H Fernandes
Animação: Gabriel Bitar
Desenho de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu
Estúdio de Som: Confraria de Sons & Charutos
Mixagem: Daniel Turini, Fernando Henna
Colorista: José Francisco Neto, ABC
Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi
Estúdio de Imagem: DOT Cine
Produção Executiva: Anatalia Lyro, Beatriz Modenese e Isa Colombo
Produtor Associado: João Macedo
Produção de Distribuição: Barbara Sturm
Distribuição: Biônica Filmes e codistribuição Paris Filmes
Sinopse
É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos.
“Ritas” estreia exclusivamente nos cinemas e convida o público a celebrar o legado da artista de forma emocionante, e cantando bem alto, como Rita sempre fez.