CAPIVARA-HEADER-1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Samba Infinito”: Ex-aluno do NAVE leva curta com Camila Pitanga e Gilberto Gil ao Festival de Cannes

Escrito e dirigido por Leonardo Martinelli, o curta representa o cinema brasileiro em competição da Semana da Crítica

O cineasta carioca Leonardo Martinelli, de 26 anos, vai estrear em grande estilo no Festival de Cannes. Nesta terça-feira, 20 de maio, ele apresenta seu curta-metragem “Samba Infinito” na tradicional mostra Semana da Crítica, uma das competições paralelas mais prestigiadas do festival francês. Escrito e dirigido por Leonardo, o filme tem um grande elenco: Camila Pitanga, Gilberto Gil, Alexandre Amador e Miguel Leonardo estrelam a produção.

Leonardo trilhou um caminho que começou bem longe da Croisette. Ele estudou roteiro no curso técnico oferecido pelo Programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no bairro do Andaraí, Zona Norte do Rio. A formação foi criada em 2006 pelo Instituto Oi Futuro junto às secretarias estaduais de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. O NAVE integra o ensino médio a cursos técnicos voltados para áreas da economia criativa e da tecnologia. No Rio, o programa oferece especializações em Multimídia, Programação Full Stack e Jogos Digitais. Desde a fundação, mais de quatro mil alunos já passaram por lá.

A escola como trampolim criativo

Leonardo faz questão de destacar a importância do NAVE em sua formação artística. “Por conta do caráter híbrido do colégio, onde as matérias do currículo do ensino médio dialogavam com as técnicas, somado ao acesso aos estúdios de imagem e som e aos equipamentos, tive diversas oportunidades de realizar exercícios em vídeo. Além disso, muitos dos meus colegas e professores da época tinham interesse em cinema. A soma do acesso aos equipamentos com a paixão pessoal e coletiva pelos filmes me ajudou a explorar a possibilidade de realizar produções autorais desde cedo. O curso técnico de Roteiro no NAVE foi um ponto importante e positivo na minha trajetória”, conta o diretor.

Essa vivência escolar alimentou o sonho de um dia estar em Cannes, sonho esse que agora virou realidade. “Lembro de diversas vezes reunir amigos nos finais de semana ou nos intervalos das aulas para brincarmos de fazer curtas e fotografias autorais, e comecei a me familiarizar com a importância do Festival de Cannes justamente enquanto estudava no NAVE, quando discutíamos as escolhas da Palma de Ouro, os júris, os filmes que ficaram de fora… acredito que, na época, a ideia de participar de Cannes era apenas uma fantasia. Então, poder realizar esse sonho anos depois, após tanto trabalho, é uma felicidade imensa.

O enredo de “Samba Infinito

Ambientado no carnaval do Rio de Janeiro, Samba Infinito conta a história de um gari que lida com o luto pela morte da irmã enquanto segue trabalhando em meio à folia. Em meio aos blocos e ao barulho da cidade, ele encontra uma criança perdida e, tocado por aquele encontro, decide ajudá-la. O filme mistura emoção e reflexão, usando o cenário vibrante do carnaval como pano de fundo para falar sobre perdas, afeto e reconexão.

A produção é uma coprodução entre Brasil e França, viabilizada pelas produtoras Baraúna Filmes e Pseudo Filmes (Brasil) e Les Valseurs (França), com apoio da RioFilme, CNC (Centre National du Cinéma et de l’image animée) e France Télévisions.

Um novo capítulo para o cinema brasileiro

Samba Infinito” disputa na mostra competitiva de curtas-metragens da Semana da Crítica. O evento tradicionalmente destaca novos talentos e revela nomes que estarão em breve entre os grandes do cinema mundial. Leonardo Martinelli começou a criar ainda nos corredores de uma escola pública técnica. Hoje, sua presença demonstra a potência da formação artística brasileira e ainda evidencia que há talento e inovação surgindo nos espaços menos óbvios.

Com Camila Pitanga e Gilberto Gil no elenco, um enredo potente e um olhar autoral que mistura sensibilidade e crítica social, Samba Infinito chega a Cannes com tudo.

Leonardo Martinelli (diretor, roteirista, produtor)

Leonardo Martinelli (1998) é um cineasta carioca, que atua como diretor, roteirista e produtor desde 2017. Cresceu, estudou e vive na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em 2021, seu filme Fantasma Neon ganhou o Leopardo de Ouro de curta-metragem no Festival de Locarno. Em 2023, este mesmo curta entrou em cartaz nos cinemas comercialmente, distribuído pela Vitrine Filmes. O curta foi finalista no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e foi escolhido como Melhor Curta Brasileiro do ano pela ABRACCINE. Somados, os seus curtas foram selecionados em mais de 400 festivais de todo o mundo, incluindo Cannes, Locarno, Toronto, San Sebastián, BFI London, Palm Springs, Montreal, Biarritz, Toulouse e outros.

No Brasil, já foi premiado com três Kikitos no Festival de Gramado e dois Troféus Redentor no Festival do Rio. Uma sessão com toda sua filmografia foi destaque no 63° Festival de Cartagena, tornando-o o cineasta mais jovem da história do evento a receber esse reconhecimento. É mestre em Comunicação e atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem, selecionado para a Locarno Residency e Hubert Bals Fund.

Siga @capivaraalternativa no Instagram Tik Tok.

TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTAS POSTAGENS :

vídeos do capy

Boogie Brasil chegou: Grag Queen lança música para nova temporada do Drag Race Brasil
Travis Scott acelera com “JACKBOYS 2” e clipe de “DUMBO”
Smallville invade o Sana com painel exclusivo e nostalgia dos anos 2000
Deftones anuncia álbum novo e lança single poderoso
Bangers Open Air revela as atrações iniciais para 2026!
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
 

favoritos do capy

Edit Template

© Copyright 2023 Capivara Alternativa – Todos os direitos reservados.

Pular para o conteúdo