‘Seu Cavalcanti’ é um documentário íntimo e amoroso de Leonardo Lacca sobre seu avô, Severino Cavalcanti, ex-policial de mais de 90 anos
Leonardo Lacca nasceu no Recife e trabalha como diretor, roteirista e preparador de elenco há 20 anos. Sua estreia no cinema foi com o longa ‘Permanência‘, em 2014, e agora retorna para a direção com uma homenagem fraternal para seu avô, Seu Cavalcanti. O longa é o resultado de quase 20 anos de trabalho, entre registros documentais, cenas ficcionais, edição, dublagens e até efeitos especiais.

Projeto de mais de 20 anos!
Leonardo Lacca começou a filmar seu avô em 2003, quando teve acesso a uma câmera emprestada da universidade. Desde então, sempre que surgia uma oportunidade, registrava momentos com Seu Cavalcanti.
“Ele começou a perceber a câmera e a aceitou como parte da nossa rotina. Foi uma loucura transformar 20 anos em um filme… a montagem foi um processo lento, natural, livre e de muita descoberta.” Comenta Lacca.
Durante esses anos, Leonardo conheceu Luiz e Ricardo Pretti, que o ajudaram com a edição em diversas etapas e cidades, como Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No início da colaboração, em 2012, havia cerca de 20 horas de material em miniDV e outros formatos. Ao final do processo, esse volume quase triplicou. Apesar disso, o projeto inicialmente independente foi ganhando novos parceiros com o tempo. Além de Mannu Costa do Plano 9, Kleber Mendonça Filho, diretor de ‘Ainda Estou Aqui‘ contribuiu ativamente na realização do longa.

Juntamente com Seu Cavalcanti, protagonista do filme, estão suas filhas Tereza Cavalcanti e Isabel Novaes. O elenco também conta com a participação especial da atriz Maeve Jinkings (Aquarius), que contracena com o avô do diretor em cenas improvisadas filmadas em 2013.
Infelizmente, Seu Cavalcanti faleceu no início de 2016, porém o projeto seguiu mesmo com sua ausência. ‘Seu Cavalcanti‘ é um “docuficção” de cunho familiar que nos apresenta um homem de mais de 90 anos que tenta reconquistar a sua independência e prestígio na sociedade.
Lacca explica: “Eu me libertei da preocupação em definir se é um documentário ou ficção. Meu foco estava no personagem, na narrativa. Embora seja uma história com meu avô, quis criar um filme universal.”
Chegada aos Cinemas
Por fim, o filme poderá ser assistido nos cinemas a partir do dia 11 de setembro, nos cinemas de todo o país, e com certeza, Seu Cavalcanti estará celebrando sua estreia lá do céu!