Suçuarana: road movie nacional com protagonista feminina? Vem conferir!

A história de ficção de Clarissa Campolina e Sérgio Borges percorre paisagens marcadas pela mineração para revelar uma jornada que questiona formas de existência no mundo contemporâneo

A história de ‘Suçuarana‘ acompanha os movimentos apressados de uma trabalhadora e como tempo é dinheiro, Dora tem pressa. A protagonista pega sua moto e sai para mais uma jornada laboral atravessando estradas cuja paisagem é recortada pela atividade extrativista do minério de ferro, máquinas pesadas escavam degraus ocres nas montanhas.

Trazendo uma estética que mescla o realismo social e o fantástico, o filme propõe reflexão sobre deslocamento e permanência e estreia em 11 de setembro nos cinemas.

Sinara Teles e Carlos Francisco (foto: divulgação)

Dora, mulher solitária que vive na estrada há anos sem um pouso fixo, é vivida por Sinara Teles. Pegando carona ou comprando passagens de ônibus até onde a linha permitir, a personagem gradualmente entende que seu modo de estar no mundo é o movimento, sempre na ativa e sempre se mexendo.

Seu único apego é a foto de sua mãe num lugar idílico chamado ‘Vale do Suçuarana‘, motivo principal para continuar na estrada. Ao longo do caminho, Dora conhece outros personagens que também procuram uma maneira de sobreviver neste mundo devastado. Um deles é Ernesto, interpretado pelo premiado ator Carlos Francisco (Estranho Caminho, Marte Um), figura que cruza o caminho da protagonista mais de uma vez durante a trama e lhe revela uma nova possibilidade de pertencimento.

Foto: divulgação

O longa marcou presença no 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e voltou pra casa carregado de prêmios, nada menos que cinco Candangos: Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Montagem. A vitória coroou o trabalho maduro da dupla de diretores, nomes já consolidados no cinema nacional e com passagens de peso por festivais internacionais.

Suçuarana‘ segue colecionando conquistas e deixando claro que seu rugido é ouvido muito além das telas brasileiras. Depois de sua estreia mundial no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Chicago, o longa também marcou presença no Festival de Cinema de Rotterdam. No International Film Festival of Innsbruck, na Áustria, o longa levou o troféu de Melhor Filme. Já no Festival Internacional del Cine de Cuenca, no Equador, brilhou mais uma vez, vencendo nas categorias Melhor Direção e Melhor Filme.

Siga @capivaraalternativa no Instagram e Tik Tok.

Siga @capivaraalternativa no Instagram e Tik Tok.

CAPY NEWS

‘Marty Supreme’: além de Timothée Chalamet, conheça os atores envolvidos

Vitória constrangedora, shade internacional e Wagner Moura injustiçado: o caos brasileiro no Critics Choice Awards

‘Cazuza Exagerado’ chega a São Paulo como a maior exposição já feita sobre um artista brasileiro

1
Leighton Meester cancelada no #CriticsChoiceAwards ?
Leighton Meester cancelada no #CriticsChoiceAwards ?
00:25
2
Vitória constrangedora e shade internacional: &#039O Agente Secreto&#039 no #CriticsChoiceAwards
Vitória constrangedora e shade internacional: 'O Agente Secreto' no #CriticsChoiceAwards
00:57
3
Exposição Cazuza Exagerado
Exposição Cazuza Exagerado
01:46
4
A EMPREGADA | NOITE DE PRÉ ESTREIA
A EMPREGADA | NOITE DE PRÉ ESTREIA
01:02
5
ANACONDA | 25 DE DEZEMBRO NOS CINEMAS
ANACONDA | 25 DE DEZEMBRO NOS CINEMAS
00:49
6
BOB ESPONJA - EM BUSCA DA CALÇA QUADRADA - PRÉ ESTREIA
BOB ESPONJA - EM BUSCA DA CALÇA QUADRADA - PRÉ ESTREIA
00:50
7
THE BOYS NA CCXP 2025
THE BOYS NA CCXP 2025
01:12
8
QUAL É A PIOR TRAIÇÃO QUE UMA AMIZADE PODE ENTRENTAR?
QUAL É A PIOR TRAIÇÃO QUE UMA AMIZADE PODE ENTRENTAR?
01:20
9
CAPI NA CCXP!
CAPI NA CCXP!
01:17
10
HARRY POTTER: UM GRANDE BAILE TRIBRUXO
HARRY POTTER: UM GRANDE BAILE TRIBRUXO
01:09