A montagem brasileira de Sweeney Todd – o Cruel Barbeiro da Rua Fleet, que chega aos seus últimos dias em São Paulo, mescla uma história macabra com humor sombrio
O espetáculo Sweeney Todd, uma realização da Del Claro Produções e apresentado pela Esfera, plataforma de recompensas do Santander Brasil, encerra sua temporada no palco principal do Teatro Santander, no complexo JK Iguatemi, este domingo (26).
Baseado no clássico literário O Colar de Pérolas (1846), o musical alcançou sucesso absoluto na Broadway. Adaptado para o teatro por Stephen Sondheim, Sweeney Todd é uma fábula vitoriana macabra e cativante com humor sombrio e uma trilha sonora icônica. A produção conta com uma orquestra ao vivo formada por 9 músicos e um elenco de 18 atores, entre eles Saulo Vasconcelos no papel de Sweeney Todd e Andrezza Massei como Dona Lovett.

Uma trama de vingança e segredos obscuros
O barbeiro Benjamin Barker tinha uma vida tranquila e quase perfeita. Reconhecido como o melhor em seu ofício na capital inglesa, ele desfrutava de um casamento feliz. No entanto, sua felicidade despertou a inveja do Juiz Turpin, que desejava sua esposa a qualquer custo. Decidido a tirar Barker do caminho, Turpin arma uma acusação falsa contra ele, resultando em uma condenação injusta e anos de prisão.
Após 15 anos de exílio, Barker consegue escapar e, com a ajuda do marinheiro Anthony, encontra abrigo longe de Londres. Porém, tomado pelo desejo de vingança, ele retorna à cidade decadente sob a nova identidade de Sweeney Todd.
De volta à Rua Fleet, Todd encontra sua antiga barbearia, agora convertida em uma loja de tortas decadente administrada por Dona Lovett. A crise econômica em Londres dificulta o acesso à carne de qualidade, e Lovett enxerga uma oportunidade sombria: ela faz um acordo com Todd, utilizando as vítimas do barbeiro como recheio para suas tortas. Enquanto isso, Todd se dedica ao seu plano principal, que é alcançar o Juiz Turpin, ainda responsável por manter sua filha Johanna como prisioneira.
Repleta de vingança, humor sombrio e tragédias inesperadas, a história de Sweeney Todd combina tensão e ironia, destacando-se como um clássico do teatro e da literatura.

Reconhecimento e prêmios
Sweeney Todd conta com direção musical de Fernanda Maia e direção geral de Zé Henrique de Paula. A produção geral é de Adriana Del Claro. O trio é conhecido por montagens de sucesso do teatro musical brasileiro como “Chaves – Um Tributo Musical” e “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”.
A versão brasileira já é um marco no teatro musical do país. Em 2022, o espetáculo foi sucesso absoluto de público e crítica, conquistando oito indicações ao Prêmio Bibi Ferreira, vencendo em três categorias:
- Melhor Direção em Musicais (Zé Henrique de Paula),
- Melhor Atriz (Andrezza Massei),
- Melhor Figurino (João Pimenta).
Nesta temporada, o público tem a chance de assistir Saulo Vasconcelos, um dos maiores nomes do teatro musical no Brasil, no papel-título. Notabilizado por protagonizar O Fantasma da Ópera e por participar do elenco de clássicos como Les Misérables, A Bela e a Fera, A Noviça Rebelde, Cats, O Homem de La Mancha e Priscilla, a Rainha do Deserto, o ator reflete sobre o impacto dessa realização:
“É a realização de um sonho. Após 25 anos de carreira, que vão se completar este ano, estou em um papel que sempre sonhei em fazer em uma produção oficial e profissional“.

O sucesso incontestável de Sweeney Todd
O musical de Stephen Sondheim (música e letras) e Hugh Wheeler (libreto) estreou na Broadway em 1º de março de 1979. Já naquele ano, a montagem original levou oito Prêmios Tony, considerado o Oscar do teatro na Broadway. Entre os prêmios estão os de Melhor Musical, Melhor Libreto de Musical e Melhor Trilha Sonora Original. Além disso, levou o prêmio em 11 categorias do Drama Desk Awards e recebeu certificação de Melhor Musical no Drama Critics’ Circle Award.
Diante do grande sucesso nos palcos, com montagens no mundo inteiro até hoje, a obra de Sondheim chamou a atenção do cultuado diretor de cinema Tim Burton. Dessa forma, em 2007, Sweeney Todd chegou às telonas. Com Johnny Depp e Helena Bonham Carter no elenco, o filme foi indicado em três categorias do Oscar e levou a estatueta de Melhor Direção de Arte. Na premiação do Globo de Ouro, o longa ganhou nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator em Comédia ou Musical (Johnny Depp), Melhor Atriz em Comédia ou Musical (Helena Bonham Carter) e Melhor Diretor (Tim Burton).
Serviço – Sweeney Todd – O Cruel Barbeiro da Rua Fleet
Temporada até 26/01/2025
Sessões: Quintas: 20h00; sextas: 20h00; sábados: 16h00 e 20h00; e domingos: 16h00 e 20h00.
Local: Teatro Santander
Endereço: Complexo JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Capacidade: 1.084 pessoas
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 120 minutos (com intervalo de 15 minutos)
Gênero: Teatro Musical
Ingressos: de R$ 21,18 a R$ 300,00
Bilheteria online (com taxa de conveniência): https://bileto.sympla.com.br/event/98254/d/278337
Bilheteria física (sem taxa de conveniência): Teatro Santander. Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia. Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041.