Undo lança “Aprender a Perder”, novo single com letra de André Frateschi e Leoni. A faixa reflete sobre a importância das derrotas e chega às plataformas no dia 10.
Em uma sociedade que busca sempre o sucesso, a Undo aparece para desfazer essa visão. “Aprender a Perder”, novo single da banda, estreia nesta quinta-feira, 10 de julho, em todas as plataformas digitais. A faixa marca o quarto lançamento do aguardado álbum de estreia do grupo, previsto para o segundo semestre de 2025.
Uma crítica à cultura da vitória a qualquer preço
Com letra assinada por André Frateschi em parceria com Leoni, “Aprender a Perder” quebra a ideologia de que o fracasso é inaceitável. A música atua como um contraponto direto à mentalidade de “coach” que está presente em muitos discursos contemporâneos. Ao invés de incentivar a superação a qualquer custo, a música propõe uma reflexão sobre a importância de acolher os finais e as derrotas como parte essencial da jornada.
“Perder é uma grande parte da vida, é uma realidade inescapável”, resume André Frateschi, vocalista da banda“
Pega essa sonoridade oitentista
A Undo vem ganhando destaque no cenário do rock nacional contemporâneo com sua sonoridade que incorpora elementos dos anos 80, combinada com letras profundas, poéticas e repletas de crítica social. “Aprender a Perder” segue o mesmo caminho dos lançamentos anteriores: “Coração Selvagem”, “Volta Aquela Cena” e “Porcos Não Olham Pro Céu”, consolidando a identidade musical do grupo e preparando o terreno para um disco que promete marcar época.
Quem é a Undo?
Formada por músicos já conhecidos no circuito, a Undo nasce como projeto autoral de André Frateschi (voz), Rafael Mimi (guitarras), Johnny Monster (guitarras), Dudinha (baixo) e Rafael Garga (bateria). Todos trazem uma bagagem no rock nacional, resultado de anos de estrada e colaborações diversas.
André, que atualmente também dá voz à Legião Urbana, é responsável pelas letras inspiradas no próprio nome da banda: Undo como um comando simbólico para desarmar as pressões do dia a dia. E também como o mundo fragmentado, o desejo de se despir, recomeçar e reconstruir.
As guitarras de Johnny Monster e Rafael Mimi (ex-NX Zero) são responsáveis pela alma melódica da banda, transformando em som as imagens poéticas dos versos. A bateria de Rafael Garga carrega a experiência de quem já acompanhou nomes como Leela, Ekena e Bruno Del Rey. O baixo e a produção do álbum ficam a cargo de Dudinha, músico e produtor conhecido por sua versatilidade.
Uma nova perspectiva para o rock nacional
Letras profundas e arranjos inspirados: A Undo com certeza mostra que o rock brasileiro ainda tem muito a dizer. “Aprender a Perder” é uma canção que necessita bater forte… tanto no ouvido quanto na mente.