Vencedor do Grand Prix de Cannes 2025, ‘Valor Sentimental’ é o filme escolhido para representar a Noruega na disputa de “Melhor Filme Internacional” na edição 2026 do Oscar.
O filme norueguês ‘Valor Sentimental‘, favorito dos críticos ao Melhor Filme Internacional, é forte rival de ‘O Agente Secreto‘ no Oscar do próximo ano. Com o lançamento no Brasil para 25 de dezembro deste ano, o filme de Joachim Trier (indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original por ‘A Pior Pessoa do Mundo‘) venceu o Grand Prix de Cannes 2025, o que possui um grande peso em sua campanha para a Academia, já que filmes estrangeiros historicamente têm mais dificuldades de entrar em categorias principais.
O longa explora como reconciliar relações familiares, ressentimentos antigos e memória afetiva por meio da arte.

Oscar 2026
Mesmo que historicamente seja difícil filmes estrangeiros se destacarem no Oscar, ‘Valor Sentimental‘ tem muito a seu favor. Após vencer o Grand Prix em Cannes, o longa é constantemente citado em listas de favoritos ao Oscar 2026, além de ter atuações fortemente elogiadas que podem fortalecer possíveis indicações em categorias de atuação. Embora a chance seja moderada para chegar a alguma categoria principal, as previsões indicam que o filme pode surpreender, especialmente se mantiver o destaque na mídia e nas premiações intermediárias. Veículos importantes deram declarações fortes a respeito do filme, elogiando seu impacto e reforçando o que deveria ser o “cinema contemporâneo”:
‘Uma continuação extraordinária do sucesso internacional de Trier em 2021, A Pior Pessoa do Mundo‘ ★★★★★ – The Daily Telegraph
‘Uma obra-prima… Tudo o que o cinema contemporâneo deveria ser‘ – British Vogue
‘Uma história comovente e inesperadamente repleta de humor, que vai te despedaçar antes de te reconstruir‘ – Elle
Porém, não é de hoje que se sabe da fama da Academia em esnobar e menosprezar produções fora de Hollywood, então, o caminho até a estatueta será árduo.

Elenco e Premissa
A força de ‘Valor Sentimental‘ está tanto na direção delicada de Joachim Trier quanto na entrega emocional dos atores. Renate Reinsve, vencedora do prêmio de Melhor Atriz em Cannes 2021 e indicada ao BAFTA, juntamente com Stellan Skarsgård, vencedor do Globo de Ouro e também indicado ao BAFTA, claramente são potenciais candidatos a prêmios de atuação, enquanto Elle Fanning, indicada ao Globo de Ouro e Emmy, enriquece a trama com camadas de autenticidade e afeto junto a Inga Lilleaas, atriz revelação. Juntos, eles criam um retrato doloroso, verdadeiro e profundamente cinematográfico sobre família, memória e reconciliação.
Por fim, nos resta aguardar o dia 22 de janeiro de 2026 para vermos todos os nomes indicados e suas categorias para a próxima edição do Oscar. O filme tem lançamento confirmado para 25 de dezembro em todo o país.
Sinopse
Após a morte da mãe, as irmãs Nora (Renate) e Agnes (Inga) precisam lidar com o retorno do pai ausente, Gustav (Stellan), um cineasta famoso que decide realizar um filme autobiográfico sobre a própria família.
Nora recebe um convite para o papel principal, mas se recusa. Gustav então escolhe a atriz americana Rachel Kemp (Elle), o que reacende mágoas profundas, conflitos silenciosos e memórias traumáticas. A partir desse ponto, a família se vê obrigada a enfrentar sentimentos que foram reprimidos durante anos.



