O prêmio Grand Prix FIPRESCI, concedido anualmente pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica, será entregue pela primeira vez a um longa-metragem brasileiro
É DO BRASIL! Um ano após sua estreia global no 81º Festival de Veneza, ‘Ainda Estou Aqui‘ recebe o prêmio de Melhor Filme do Ano. O Grand Prix FIPRESCI, criado há 25 anos pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica, teve o Brasil como vencedor pela primeira vez! A entrega do prêmio acontece na sessão de abertura do 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, no dia 19 de setembro. O diretor Walter Salles estará presente na cerimônia.

Brasil fazendo história novamente!
Desde sua fundação, a FIPRESCI nunca havia concedido seu Grand Prix a um filme brasileiro. Porém, em 2018, o diretor Walter Salles foi reconhecido pela organização, formada por profissionais de 75 países, com o Prêmio pelo Conjunto da Obra, dedicado a realizadores latino-americanos. Após 6 anos deste acontecimento, ‘Ainda Estou Aqui‘ recebeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional pela FIPRESCI, no Festival de Cinema de Palm Spring.
Apesar disso, o que torna inédito o prêmio Grand Prix é a grandeza e reconhecimento que ele possui entre a academia de críticos. Juntamente com esse reconhecimento, o prêmio coloca o Brasil ao lado de diversos diretores renomados já premiados anteriormente, como Jean-Luc Godard, Pedro Almodóvar, Paul Thomas Anderson e Ryusuke Hamaguchi.

Então, com o novo prêmio de Melhor Filme do Ano, ‘Ainda Estou Aqui‘ totaliza 61 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Oscar de Melhor Filme Internacional e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama com Fernanda Torres. Dessa forma, o cinema brasileiro segue trilhando seu caminho de devido reconhecimento e abrindo portas para a longevidade da nossa cultura ao redor do mundo. O longa está disponível na plataforma do Globo Play.