Protagonizada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, “Cenas da Menopausa” faz temporada em Curitiba e São Paulo
Crédito: Renam Christofoletti
byRenata Camara
-17 de abril de 2025
A peça já é sucesso em Portugal e reuniu mais de 70 mil espectadores em apenas três meses. O espetáculo chega para curta temporada no Brasil, passando pelo Teatro Guaíra (Curitiba) e o Teatro Claro MAIS SP (São Paulo).
O espetáculo “Cenas da Menopausa“, comédia musical interpretada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, chega ao Brasil após temporada de sucesso em Portugal. A temporada será curta: em Curitiba nos dias 06, 07 e 08 de Junho de 2025, sexta e sábado, 21h; e domingo, 18h; e em São Paulo (Teatro Claro MAIS SP), a partir de 12 de Junho.
“Cenas da Menopausa” nos conta sobre a mulher 50+, retratando situações vividas no “segundo ato” da vida, através de cenas curtas e números com paródias musicais com personagens divertidas, honestas e, por vezes, dramáticas. As cenas fazem o público refletir sobre as inquietações, angústias, sonhos e desejos impactados pela maturidade e por algo incontornável, que é a menopausa.
A peça nos leva pelas mudanças corporais, todos os questionamentos de vida e também de carreira, além da saúde, beleza, e todas as expectativas sociais e relacionamentos. De forma leve, além das reflexões, o espetáculo também nos enche de alegrias e risadas: as fases mais impactantes e ainda pouco discutidas na vida das mulheres pode ser um assunto leve.
Jarbas Homem de Mello revela:
“Quando a gente resolveu fazer esse espetáculo, logo decidimos que teria que ser uma comédia, pra falar com graça e leveza de um assunto que pode ser tão pesado. O processo criativo foi muito em cima das experiências da Claudia com a menopausa, da minha experiência como marido e também da autora Anna Toledo, que está passando por esse momento. Optamos por esquetes com várias situações de mulheres diferentes, em contextos diversos, para abordar sintomas, perspectivas e pontos de vista. No final, ainda tem um bate-papo com a plateia, que virou quase um momento de desabafo das mulheres, que percebem que não estão sozinhas.”
Crédito: Renam Christofoletti
Claudia Raia define:
“A menopausa não é um fim, é um recomeço – e agora um espetáculo! Subo no palco para dar voz a essa revolução, com humor, verdade e emoção. Já falamos de tantos tabus, por que não esse? No palco, sou muitas; na plateia, somos milhões – e juntas, seguimos mais livres.”
Paródias de músicas pop, que são usadas como vinhetas ou comentários das cenas, tornam o clima leve. “Escolhi músicas bem conhecidas, que ficaram marcadas na voz de grandes divas. É mais uma camada feminina na linguagem do espetáculo”, completa a autora.
História da peça
Teresa (Claudia Raia), é uma mulher de 49 anos, casada há 18, mãe de dois filhos, e se sente sobrecarregada no trabalho como corretora de imóveis. Entre as responsabilidades do dia a dia, a loucura da rotina e o cansaço, ela se depara com algo inesperado (ou talvez não): os primeiros sintomas da menopausa.
As ondas de calor, a insônia, alterações de humor e uma enxurrada de dúvidas vão transformar sua rotina: agora, Teresa vive uma jornada surreal e cheia de reviravoltas cômicas.
Claudia Raia ainda interpreta outras personagens: Laurinha, uma mulher com mais de 50 anos, divorciada, sarada, jovial e em absoluta negação diante dos sintomas da menopausa. Gilda, uma mulher com mais de 60 anos, divorciada, hippie e desencanada, cujo marido a trocou por uma jovem de 20 e poucos. E Isabel, uma cinquentona super executiva, workaholic, sem tempo para cuidados pessoais e cliente de Vini Visage, (Jarbas Homem de Mello). Além disso, Claudia também interpreta um mix de mulheres 50+ que aparecem na abertura do espetáculo.
Já os personagens vividos por Jarbas são Mario, marido de Teresa; Alberto, ex-marido de Gilda, 60 anos; um médico; um vidente que trabalha com realinhamento energético, joga tarô e búzios; uma vendedora; uma freira; a tia Judite, uma senhorinha rabugenta de 75 anos; a cantora Madonna; e, como mencionado, Vini Visage – cabeleireiro e influencer no YouTube.
Como já dito, o espetáculo revisita grandes hits dos anos 80 e 90, e os transforma em paródias divertidas. Desde a abertura, com um mashup de “Fever/Hot Stuff/Flashdance“, até momentos icônicos com “Total Eclipse of the Heart“, “Like a Virgin” e “I Will Survive“. Cada música traz uma nova camada de humor e um toque ironia para a trama.
Serviço
Classificação: 14 anos.
Duração: 90 minutos.
CURITIBA
Temporada: 06, 07 e 08 de junho de 2025, sexta e sábado, 21h; e domingo, 18h.
Local: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR, 80060-000).