O artista Akira Toriyama faleceu no dia 1 de março, aos 68 anos. A notícia foi divulgada hoje nas redes oficiais do autor. O mangaka entrou para a História pela criação da lendária franquia Dragon Ball, que até hoje encanta pessoas de todas as idades. As aventuras acompanham o alienígena Son Goku, que foi enviado para a terra para destruí-la, mas o enredo o transforma no protetor do planeta.
Não somente o Dragon Ball
Além das jornadas épicas pelas esferas do dragão, Toriyama também criou Sand Land, um mangá cuja adaptação ocorreu no ano passado e seu lançamento está previsto para o primeiro semestre deste ano, na plataforma de streaming Disney+. Nesta história, humanos e demônios convivem em um futuro distópico, onde a terra tornou-se um grande deserto e somente um rio existe para prover água. A aventura acompanha o velho xerife Lao, o demônio Beelzebub e demônio de Beelzebub, Thief.
Também é autor da aclamada serialização de comédia Dr Slump, que conta a história do inventor Senbei Norimakim conhecido como Dr. Slump. Ele cria a primeira robô, chamada Arale, mas desastrado como é, cria a robô com miopia e com super força.
Legado e inspiração
Seu estilo narrativo moldou as gerações seguintes de mangakas. Os traços cômicos, as lutas inspiradas em artes marciais, as viagens, as amizades, marcaram a infância de muitos nerds e otakus. Ele continuava trabalhando nas adaptações e desenvolvimento de suas obras, prometendo maior envolvimento e colaboração para entregar histórias marcantes, como sempre fez.
A mensagem nas redes diz:
“A sua sensação é irreal, mas estamos profundamente tristes em informar que o criador do mangá Akira Toriyama faleceu em março devido a hematoma subdural agudo, Ele estava na idade de 68 anos. Seu trabalho trouxe alegria infinita para milhões em todo o mundo. Descanse em paz Akira Toriyama” (Tradução nossa).
Descanse em paz mestre, obrigado pelas aventuras.