O filme Mundo Novo, escrito e dirigido por Álvaro Campos, estreia nos cinemas brasileiros no dia 23 de maio e tem distribuição pela O2 Play.
Com produção Coqueirão Pictures, Vilania Ficcional e Nós do Morro, em parceria com a VideoFilmes, retrata as vivências de um casal inter-racial, enfrentando preconceitos.
Confira Pôster:
O longa narra a trajetória de Conceição (Tati Vilela), uma advogada negra, e Marcelo (Nino Batista), um grafiteiro branco.
O casal que decide buscar financiamento bancário para adquirir um apartamento no Leblon, após enfrentarem o período de isolamento durante a pandemia de Covid-19 juntos.
Para realizarem seu sonho, o casal depende da ajuda de Charles, irmão de Marcelo, o que acaba por revelar os verdadeiros sentimentos em relação ao casal.
O longa se destacou no Festival do Rio de 2021, conquistando dois prêmios: Melhor Roteiro e Melhor Atriz, pela performance de Tati Villela no papel de Conceição.
Em declaração a atriz Tati Vilela diz:
“Eu nunca havia feito um longa-metragem, somente curtas e médias. Me debrucei sobre as referências e embarquei na construção da Conceição. Fiquei muito feliz com o resultado do filme. Produção, fotografia, tudo contribuiu para que eu pudesse ganhar o prêmio. Eu atuo há muito tempo, é o que me move e me mantém viva. Ser reconhecida pelo meu trabalho é um dos maiores presentes e me dá força para continuar.”
Sobre o filme
O clássico “Adivinhe Quem Vem para Jantar”, foi uma inspiração para o longa.
Filmado completamente no Morro do Vidigal, o filme explora a perspectiva da comunidade local para narrar uma história sobre o racismo estrutural no Brasil e sua interação com a cidade do Rio de Janeiro.
Álvaro Campos também comenta:
“O longa da década de 60 foi inspiração para tantas obras primas como “Febre da Selva” e “Corra!”, e cruzar todas essas referências pela ótica do Vidigal, explorando a convivência forçada e a sublimação cordial dos choques raciais e de classe, era empolgante. Se em “Adivinhe quem Vem para Jantar“ há uma reflexão sobre a sinceridade prática dos ideais dos progressistas dos anos 60, em Mundo Novo há o esforço de esmiuçar o mesmo na classe média brasileira de hoje”.
Além de Tati Vilela e Nino Batista que protagonizam Mundo Novo, Kadu Garcia, Melissa Arievo, Paulo Giannini, Leandra Miranda e Polly Marinho completam o elenco.
Álvaro Campos assina como diretor e roteirista, a produção fica a cargo de Diogo Dahl e Maria Fernando Miguel como produtora executiva.